Porsche confirma interesse em entrar na F1 em 2021
Diretor financeiro da empresa alemã diz que novas regras de motores mais simples na próxima década podem impulsionar sua volta à F1
O diretor financeiro da Porsche confirmou que a fabricante está considerando seriamente um retorno à F1 como fornecedora de motores na próxima mudança de regulamento, em 2021.
Lutz Meschke, membro do conselho executivo da marca, se encontrou com Ross Brawn e outros chefes da categoria durante o GP da Itália.
Apesar de não se envolver diretamente com a categoria desde a passagem desastrosa com a equipe Footwork, em 1991, a Porsche se manteve ligada comercialmente à F1 pela categoria Supercup, pagando para que ela tenha lugar na programação preliminar dos GPs.
A oportunidade de voltar à F1 apareceu porque a Porsche decidiu encerrar o projeto da LMP1 ao fim desta temporada, já que não obtinha o retorno suficiente para um gasto equivalente ao que teria na principal categoria do planeta.
A empresa já se comprometeu a correr na Fórmula E com equipe de fábrica a partir da temporada de 2019/2020. Contudo, ela também tem enviado representantes às reuniões que discutem as mudanças de regulamento de motor para 2021 da F1.
O possível retorno foi encorajado pela direção das conversas, com mudança a uma direção mais simples e barata em relação ao que é atualmente usado.
“A F1 pode ser um dos lugares corretos”, disse Meschke ao Motorsport.com. “Como você sabe, a Fórmula E é muito importante para nós, e a F1 sempre é um bom tópico para pensarmos. Acho que estamos em ótimas discussões sobre os novos motores.”
Questionado se o plano de um motor biturbo V6 com menos tecnologia poderia atrair a Porsche à F1, ele disse: “Com certeza. Precisamos diminuir custos na F1, e essa é uma boa forma de atingir essa meta.”
Meschke confirmou que as discussões do momento são para que a Porsche seja uma fornecedora de motor, o que significa que não há planos para uma equipe oficial.
Entre as parceiras óbvias está a Williams, que teve uma relação com a Porsche antes de vencer seu departamento de potência híbrida, e a Red Bull, que tem longas conexões com o grupo Volkswagen.
Já o diretor comercial da F1, Sean Bratches, afirmou que seria um prazer ter a Porsche de volta em 2021.
“Estamos tentando criar uma plataforma e um ambiente onde mais fabricantes de motor e marcas cheguem ao esporte, fazendo com que ele tenha a proposta comercial atrativa para tal”, disse Bratches ao Motorsport.com.
“Como um indivíduo que conduz a F1 em termos de marketing, a inclusão da Porsche, que tem uma grande história no esporte, seria muito valiosa.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.