Portugal mira retorno à F1 em 2027; primeiro-ministro defende ideia

País está confiante de que conseguirá entrar nas negociações contra os circuitos que precisam renovar seus contratos

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and the rest of the field away at the start

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, deixou claro suas intenções do país voltar a receber uma corrida da Fórmula 1 em Algarve em 2027.

Leia também:

"Posso dizer que todos os nossos preparativos estão completos para trazer a F1 de volta ao Algarve em 2027", disse Montenegro em uma declaração recente, destacando a importância de grandes eventos para a promoção da região.

Portimão já fez parte do calendário da F1 para as temporadas de 2020 e 2021, embora sua inclusão tenha sido mais uma solução de emergência devido à pandemia da COVID-19, que forçou a suspensão de corridas em outros continentes. Agora, vários anos depois, Portugal quer aproveitar o fato de que ainda há circuitos europeus sem contrato para 2027 e se candidatar para voltar.

"No MotoGP, a mais prestigiada competição de motociclismo, está garantida para 2025 e 2026, e posso dizer que todos os nossos preparativos estão completos para o retorno da Fórmula 1 ao Algarve em 2027", acrescentou Montenegro, ressaltando que o investimento econômico é alto, mas os benefícios, tanto diretos quanto indiretos, justificam o esforço.

Além disso, agora que a Liberty Media também gerencia a MotoGP, eles poderiam aproveitar essa relação para negociar também com a F1.

Uma pista onde as ultrapassagens são difíceis

Portimão é uma pista exigente e espetacular, com mudanças de elevação, curvas de alta e baixa velocidade, e se presta a uma qualificação emocionante. No entanto, durante as corridas de 2020 e 2021, as ultrapassagens foram limitadas, pois havia apenas um ponto claro: a reta principal que leva à primeira curva.

Apenas Lewis Hamilton conseguiu obter vitórias nessa pista - em 2020, de fato, ele empatou o recorde de Michael Schumacher.

Com os regulamentos que entrarão em vigor em 2026 e os carros mais compactos e aerodinâmicos, não se sabe como as corridas serão realizadas em Portimão, caso ela retorne ao calendário.

Embora o calendário de 2027 ainda não esteja finalizado e muitos circuitos europeus possam entrar em um sistema de rodízio - como Spa ou mesmo Montmeló, caso não seja renovado - Portugal é um forte candidato a retornar à F1, tentando combinar espetáculo e promoção turística em uma região que já conhece a emoção da categoria.

POR QUE PIASTRI x LANDO NÃO EMPOLGA? Há PARALELO com 2007, 2009 e 2016? HAMILTON COM PODER! E Pérez?

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Vice-presidente da Ferrari revela o que impede equipe de reagir em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros