Últimas notícias

Possibilidade de chuva causa preocupação com novo asfalto

"Não precisa ser especialista para saber que óleo e água não combinam", explica diretor esportivo da Pirelli

O novo asfalto de Interlagos foi aprovado pelos pilotos após as primeiras sessões de treinos livres, mas uma dúvida ainda paira sobre todos: como a superfície renovada vai reagir à água, caso a previsão de chuva para a classificação se confirme.

“Com o novo asfalto, qual efeito que a chuva vai ter é sempre um fator desconhecido, então é impossível fazer previsões”, destacou Fernando Alonso, que reconheceu a dificuldade de controlar o carro mesmo no seco. “A nova superfície produziu muita aderência, mas era difícil acertar uma volta, porque o comportamento do carro mudava a cada curva.”

[publicidade] O temor é que o pouco emborrachamento da superfície obtido com os treinos da sexta-feira seja perdido, causando problemas de aderência. Por outro lado, como os pilotos sofreram com as altas temperaturas do asfalto – acima de 50ºC durante a sessão disputada à tarde – o fato da pista estar mais fria com o tempo fechado pode ser positivo. “A mistura entre um asfalto muito limpo e o sol fez com que ele ficasse ainda mais quente do que o normal, o que causou bolhas nos pneus, algo incomum nesta temporada”, frisou Nico Rosberg. “Mas, se estiver mais frio, isso não será um problema.”

Segundo a Pirelli, o problema é o óleo que se solta do novo asfalto. “Com a chuva, não precisa ser um especialista para saber que óleo e água não são uma boa combinação”, explicou o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery. “Então se chover será preciso ter muita calma. A trajetória será diferente na chuva em comparação com o seco, então os pilotos acabam usando partes da pista em que não andaram na sexta.”
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari nega problemas em desenvolvimento do carro para 2015
Próximo artigo "Não queremos gente pedindo esmola na F-1", dispara Ecclestone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros