Qual foi o passo a passo da Audi até a F1?
O projeto de 2026 não começou há pouco tempo e, pensando nisso, o Motorsport.com fez uma linha do tempo para entender os principais obstáculos do time
2026 marca a temporada de entrada da Audi oficialmente na Fórmula 1 como sua própria equipe, mas o caminho até a estreia na Austrália não foi nada fácil. Pensando nisso, o Motorsport.com separou um 'calendário' de como foram os passos do time nos últimos anos.
26 de agosto de 2022: à margem do GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, a Audi anuncia sua entrada na F1 para a temporada de 2026 - como fabricante de trem de força.
22 de outubro de 2022: a Audi anuncia uma parceria com a equipe Sauber - e que a Audi não competirá apenas como fornecedora de trem de força, mas também com uma equipe. A Audi pretendia adquirir uma participação na equipe de corrida suíça.
22 de junho de 2023: o primeiro piloto da Audi é confirmado: Neel Jani entra para a equipe como piloto de simulador e deve preparar a entrada na F1 virtualmente.
8 de março de 2024: O Conselho de Supervisão da Audi decide sobre a aquisição completa do Grupo Sauber. Oliver Hoffmann recebe a responsabilidade geral pelo projeto de F1. Andreas Seidl, ex-chefe da McLaren, torna-se diretor administrativo da nova equipe Audi.
25 de abril de 2024: Nico Hülkenberg assina um contrato de vários anos com a Sauber a partir de 2025 e, assim, é confirmado antecipadamente como o primeiro piloto regular da Audi na F1.
15 de julho de 2024: a Audi oficializa sua parceria com a fabricante de combustíveis e lubrificantes bp. Nos bastidores, os dois lados têm trabalhado juntos desde o final de 2022 para desenvolver o trem de força da F1 e os fluidos associados.
23 de julho de 2024: a Audi realinha o projeto da F1: Hoffmann e Seidl têm que sair. O ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, entra como diretor técnico e gerente geral do Grupo Sauber.
29 de julho de 2024: o ex-piloto da Ferrari Carlos Sainz é considerado o favorito para o segundo cockpit da Audi, mas ele surpreendentemente decide não aceitar a Audi e opta por uma mudança para a Williams.
1 de agosto de 2024: a Audi anuncia a nomeação do ex-diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, como chefe de equipe. Wheatley e Binotto devem liderar o projeto da F1 como uma equipe de liderança dupla no futuro.
6 de novembro de 2024: com o campeão de Fórmula 2 Gabriel Bortoleto, a Audi traz um jovem como segundo piloto - também a longo prazo e já para 2025. A dupla para a entrada da Audi na F1 na temporada de 2026 é assim confirmada.
29 de novembro de 2024: o fundo soberano do Catar adquire "uma participação minoritária significativa" na Sauber Holding AG e, assim, se junta ao projeto da Audi na F1. A Audi fala de um "investimento estratégico com foco no potencial de crescimento a longo prazo".
1º de julho de 2025: a Sauber abre uma terceira unidade para o projeto de F1 na Inglaterra, ao lado de Hinwil, na Suíça (chassi) e Neuburg an der Donau, na Alemanha (trem de força). A nova filial tem como objetivo principal atrair trabalhadores qualificados do "Motorsport Valley", onde várias outras equipes de F1 estão sediadas.
30 de julho de 2025: a Audi confirma a fintech britânica Revolut como parceira de título para sua entrada na F1 em 2026, embora o fabricante não forneça mais detalhes sobre o nome oficial da equipe.
10 de setembro de 2025: a Adidas se junta à equipe como fornecedora oficial. A marca também apoia a Mercedes - e, portanto, ambas as equipes de trabalho alemãs a partir de 2026.
12 de novembro de 2025: em uma apresentação no aeroporto de Munique, a Audi revela os primeiros detalhes de sua equipe de F1 e apresenta o "R26 Concept" - um estudo de design para 2026 com um design provisório predominantemente cinza-prateado. O CEO da Audi, Gernot Döllner, confirma os objetivos de sua marca: a Audi quer competir pelo título do campeonato mundial de F1 até 2030.
29 de novembro de 2025: a Audi anuncia a Visit Qatar como principal parceira de sua equipe de F1. O objetivo da colaboração é "levar o Catar para o mundo e para o coração da comunidade global da F1".
8 de dezembro de 2025: a Paulaner se torna a "fornecedora oficial" da nova equipe de trabalho da Audi e promove sua cerveja de trigo sem álcool com o projeto da F1.
15 de dezembro de 2025: a Audi apresenta o nome e o logotipo da equipe. A equipe de corrida competirá na temporada de 2026 da com o nome "Audi Revolut F1 Team". O logotipo apresenta os quatro anéis característicos do fabricante alemão e as letras Revolut.
19 de dezembro de 2025: a Audi coloca seu novo carro de F1 em um chassi pela primeira vez pouco antes das festas de fim de ano. Esse "aquecimento" ocorre na sede da equipe em Hinwil, Suíça, onde o carro é construído. De acordo com o chefe da Audi, Döllner, o projeto de F1 "realmente ganha vida".
8 de março de 2026: a Audi fará sua estreia na F1 no GP da Austrália de 2026, em Melbourne. O CEO Gernot Döllner não estará presente: sua agenda não permite que ele viaje para o outro lado do mundo.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.