Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Austrália

Raikkonen surpreende e começa o ano com vitória na Austrália

Finlandês faz uma parada a menos para superar Alonso e Vettel em Melbourne; Massa termina em quarto lugar

Com uma estratégia de duas paradas, Kimi Raikkonen saiu de sétimo para surpreender e vencer o GP da Austrália. O finlandês da Lotus mostrou grande ritmo de corrida para superar Fernando Alonso, da Ferrari, e Sebastian Vettel, da Red Bull, que fizeram três pit stops. Felipe Massa se manteve na briga com a dupla que dominou o campeonato do ano passado por toda a prova, fechando em quarto.

Depois de um final de semana incomum, com a classificação sendo disputada em duas partes, no sábado à tarde e no domingo de manhã, devido à chuva. Para a prova, os termômetros marcavam 18ºC no ar e 24ºC na pista, com tendência de queda pelo aumento das nuvens.

Vettel manteve a ponta na largada, enquanto as Ferrari pularam para segundo, com Massa, e terceiro, com Alonso. Webber manteve a tradição a largou mal, caindo para sétimo. Lewis Hamilton, que largava em terceiro, perdeu uma posição para Alonso e outra para Kimi Raikkonen, na segunda volta. Nico Rosberg passou a primeira volta em sexto, com Di Resta, Button e Sutil completando o top 10.

Na quinta volta, Jenson Button foi o primeiro a fazer sua parada e colocar os médios. Na volta seguinte, foi a vez de Webber. O ritmo já havia caído vertiginosamente na ponta e as Ferrari estavam a menos de um segundo de Vettel. O alemão fez sua troca no sétimo giro, seguido por Massa na volta seguinte. Na nona volta, foi a vez de Alonso de Raikkonen se livrarem do pneu com que classificaram.

As Mercedes foram alçadas à liderança, com Hamilton parando apenas na 12ª volta, seguido pelo companheiro duas voltas depois. Isso levou Adrian Sutil, que largara com médios, à liderança em sua primeira corrida após o retorno à F-1.

Na volta 19, antes mesmo de Sutil perder ritmo com os médios com que tinha largado, Webber fez seu segundo pit stop, usando outro jogo do composto mais duro disponível no final de semana.

Encaixotado atrás de Massa e de Vettel, Alonso fez sua segunda parada na volta 21. A tática do espanhol se mostrou acertada, pois o piloto da Ferrari superou Vettel quando o alemão parou, na volta seguinte. Quando Massa parou, duas voltas depois, voltou atrás de ambos e também de Sutil.

Vettel logo começou a pressionar Alonso, enquanto Maldonado, que fazia corrida apagada, perdeu o carro e foi o primeiro a abandonar. Nico Hulkenberg não havia largado por um problema no sistema de alimentação do combustível.

Na ponta, Raikkonen se segurava, com Hamilton em segundo e Rosberg em terceiro, com uma estratégia de duas paradas. O alemão, contudo, encostou na 27 volta e abandonou. A tentativa era esperar para ver se a chuva leve esperada levaria à necessidade de trocar os pneus.

Alonso chegou em Hamilton e perdeu tempo para passar, permitindo a aproximação de Vettel, pois o inglês logo fez sua segunda parada. Enquanto isso, Massa seguia atrás de Sutil. Em seu segundo stint, na ponta, Raikkonen abriu mais de 16s em relação ao grupo que vinha para três paradas e se colocou na corrida. O finlandês só parou novamente na volta 35, voltando em quinto. Com 25 voltas para o final, a Lotus teria condição de ir até o final.

A Ferrari voltou a inverter a ordem das paradas de seus pilotos, com Massa, preso atrás de Sutil, fazendo o terceiro pit na volta 37. Na ponta, Alonso era o piloto mais rápido da pista e abria em relação a Vettel. A Red Bul reage à Ferrari e chama Vettel, que se mantém à frente do brasileiro. Na volta 9, foi a vez de Alonso parar.

Isso recolocou Sutil, que parara apenas uma vez, na ponta e Raikkonen em segundo. Vettel e Massa superaram o primeiro dos pilotos que estavam na tática de duas paradas, Hamilton, que acabou fazendo o terceiro pit. Enquanto isso, Alonso voltou à pista a sete segundos de Raikkonen.

O finlandês superou Sutil com facilidade, quando Alonso já aparecia a quatro segundos da liderança. Duas voltas depois, foi a vez do espanhol ultrapassar o alemão. Foi então que o piloto da Lotus começou a mostrar seu ritmo, abrindo em relação à Ferrari e garantindo a vitória. Alonso foi segundo, seguido por Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.

 

Confira o resultado do GP da Austrália:
1. Kimi Raikkonen FIN (Lotus-Renault) 1h30:03.225s
2. Fernando Alonso ESP (Ferrari-Ferrari) 12.451s
3. Sebastian Vettel ALE (Red Bull-Renault) 22.346s
4. Felipe Massa BRA (Ferrari-Ferrari) 33.577s
5. Lewis Hamilton ING (Mercedes-Mercedes) 45.561s
6. Mark Webber AUS (Red Bull-Renault) 46.800s
7. Adrian Sutil ALE (Force India-Mercedes) 1:05.068s
8. Paul di Resta ESC (Force India-Mercedes) 1:08.449s
9. Jenson Button ING (McLaren-Mercedes) 1:21.630s
10. Romain Grosjean FRA (Lotus-Renault) 1:22.759s
11. Sergio Perez MEX (McLaren-Mercedes) 1:23.367s
12. Jean-Eric Vergne FRA (Toro Rosso-Ferrari) 1:23.857s
13. Esteban Gutierrez MEX (Sauber-Ferrari) a 1 volta
14. Valtteri Bottas FIN (Williams-Renault) a 1 volta
15. Jules Bianchi FRA (Marussia-Cosworth) a 1 volta
16. Charles Pic FRA (Caterham-Renault) a 2 voltas
17. Max Chilton ING (Marussia-Cosworth) a 2 voltas
18. Giedo van der Garde HOL (Caterham-Renault) a 2 voltas
 
Abandonaram
 
Daniel Ricciardo AUS (Toro Rosso-Ferrari) Volta 40
Nico Rosberg ALE (Mercedes-Mercedes) Volta 26
Pastor Maldonado VEN (Williams-Renault) Volta 25
 
Não largou
 
Nico Hulkenberg ALE (Sauber-Ferrari)
 
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1:29.274 na volta 56

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa e Alonso celebram "começo diferente" da Ferrari
Próximo artigo Raikkonen celebra ritmo da Lotus e diz que vitória foi "fácil"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil