Red Bull: rivais não conseguem acompanhar recursos da Honda
Conselheiro da Red Bull, Helmut Marko acredita que “ninguém consegue acompanhar” a qualidade dos recursos da Honda no Japão voltados a pesquisa e desenvolvimento.
A Honda está se preparando para fornecer motores à Red Bull na F1 em 2019, já que o trabalho desenvolvido com a Toro Rosso convenceu Marko e seus colegas da chefia a romper com a Renault.
A Honda enfrentou dificuldades quando entrou na F1 em 2015 com a McLaren, apesar da grande estrutura de desenvolvimento em Sakura, mas Marko acredita que agora a fabricante está prestes a mostrar seu potencial.
“Com a Toro Rosso, tudo está funcionando perfeitamente”, disse Marko à emissora austríaca Servus TV.
“No ano que vem, a Honda fará um esforço muito maior. Eles têm um centro de desenvolvimento em Sakura o qual ninguém consegue acompanhar.”
“Os japoneses têm uma cultura diferente e uma forma diferente de trabalhar. Você aprende isso com o tempo.”
“Nossa abordagem com a Honda é diferente da que teve a McLaren. Eles [McLaren] estavam dizendo a eles [Honda] como eles queriam que o motor fosse construído. Nós simplesmente dizemos: ‘Construa o motor mais veloz possível para nós. Então, tentaremos encaixá-lo no chassi.’”
“Não temos nenhuma demanda. Nós discutimos tudo juntos.”
Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Os chefes da Red Bull repetidamente citam o impacto da equipe oficial da Renault na relação com a fabricante francesa como um dos motivos para a mudança para a Honda.
Marko também citou o fracasso da Renault em se adaptar aos V6 turbo híbridos com os quais Mercedes e agora a Ferrari desfrutam uma vantagem significativa.
Ele disse que a Renault “sempre fazia previsões de que seríamos competitivos no ano seguinte, mas isso nunc aconteceu”.
“Nós perdemos a fé na Renault”, disse Marko.
“A Honda é uma parceira que está comprometida, tem os recursos financeiros e técnicos e somos a equipe número um deles.”
“A performance da Toro Rosso está mostrando que eles estão claramente progredindo. Tenho certeza de que no ano que vem, estaremos muito à frente da Renault.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.