F1: Renault planeja mudanças substanciais para o carro de 2020
O chefe do time francês disse que trará algumas atualizações depois das férias da F1, mas foco é no próximo modelo
O chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que o time está preparando atualizações substanciais, focando no desenvolvimento do carro da próxima temporada da Fórmula 1. A equipe tem estado frequentemente na briga para ser 'a melhor do resto', mas também teve fins de semana muito ruins, como na Áustria, onde não teve bom ritmo.
Experiências com diferentes configurações em Silverstone, onde Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg tomaram caminhos distintos desde o começo do fim de semana, ajudaram o time a esclarecer em que áreas é preciso desenvolver o modelo deste ano, o RS19 (relembre todos os carros da Renault na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).
“Está muito claro onde estamos competitivos e também está claro onde não estamos”, disse Abiteboul ao Motorsport.com. “É por isso que nós precisamos trazer soluções. Não são apenas soluções, são mudanças grandes e necessárias no carro. Nós entendemos os problemas, eles são visíveis e claros.
"Mas resolver essa situação vai demorar algum tempo. Se nós quisermos realmente atenuar os problemas, vamos precisar fazer mudanças substanciais. Por enquanto, vamos ter dificuldades em certos tipos de curvas. Nós passamos por isso na Áustria, onde fomos apenas passageiros”.
Abiteboul disse que o GP da Grã-Bretanha ajudou a confirmar que o carro é forte na maioria das áreas, exceto nas curvas de média. “Nós acreditamos que a situação está clara. Nosso carro pode ser extremamente decente em várias condições, pode andar bem nas retas e pode ser forte em curvas de baixa velocidade. Em uma pista como Silversone, nós fomos quase os mais rápidos de todos no primeiro setor no treino classificatório, e de forma recorrente. Isso nos diz algo”.
“Nós fomos 'ok' no setor três e na curva 16. Então, em retas, curvas de baixa e curvas de alta, somos razoavelmente bons. O problema realmente está nas curvas de média velocidade, particularmente as que são longas ou demoradas. É nesta situação que as características e o equilíbrio do carro estão nos matando”.
“Temos boas e más notícias. A notícia ruim é que esta fraqueza pode nos custar bastante tempo de volta em certas pistas, como na Áustria. A boa é que temos um problema muito bem identificado e compreendido, e é uma questão de tempo para resolvermos isso”.
“Claramente, a fábrica de Enstone e o grupo de aerodinâmica está responsável por encontrar algumas soluções, tanto em curto quanto em longo prazo, porque não será possível resolvermos tudo no curto prazo. Precisamos ser honestos. Mas não quer dizer que não teremos nenhuma melhora em breve”.
Abiteboul admitiu que é improvável que a Renault tenha alguma melhora significativa antes das férias de verão, e que o foco do restante da temporada será tirar lições para 2020. “Atualizações estão chegando, mas não teremos nada incrível antes das férias. Eu prefiro ter algumas mudanças substanciais quando for possível, e ter também um plano de longo prazo".
GALERIA: Todos os carros da Renault na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.