Renault pode pedir autorização especial para mudar motor
Mesmo tendo identificado problemas do primeiro teste, fornecedora reconhece que ainda está atrás das rivais
A Renault admitiu que ainda está atrás das rivais no desenvolvimento de seus motores para a próxima temporada e pode, inclusive, pedir à FIA para fazer mudanças em suas unidades após o término do período de homologação.
Os franceses podem alegar falta de confiabilidade para fazer alterações em seus equipamentos até a data limite estabelecida pela entidade, em 28 de fevereiro. De acordo com as regras, vários componentes dos motores não poderão ser mexidos até 2020 após esta data, mas a FIA pode autorizar modificações pontuais se verificada a necessidade.
Os problemas de integração entre os sistemas do motor turbo e a parte híbrida da nova unidade de potência atrapalharam suas equipes no primeiro teste, em Jerez: enquanto Caterham, Toro Rosso e Red Bull deram 151 voltas entre si, os quatro times da Mercedes superaram os 900 giros.
De lá para cá, a Renault voltou a ter problemas no primeiro dia da Lotus na pista e quando a Toro Rosso fez testes promocionais, na Itália. “Tivemos problemas de hardware e, consequentemente, de software”, explicou o chefe de operações de pista da montadora francesa, Remi Taffin. “Primeiramente, o problema foi no reservatório de energia. Fizemos upgrades e os testamos no dinamômetro e na pista e tudo funcionou como esperado. Então estamos confiantes de que o problema do primeiro teste está resolvido. O próximo passo é o software, pois tivemos problemas de dirigibilidade.”
O último ponto a ser trabalhado, afirmou Taffin, será a integração entre os sistemas da Renault e os de cada uma de suas equipes. “Estamos prontos para fazer [no próximo teste, no Bahrein, semana que vem] o que gostaríamos de ter feito no primeiro teste”, reconheceu. “Não estamos no cronograma, mas não é uma questão de meses. Talvez estejamos umas três semanas atrás, mas temos um plano para nos recuperar.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.