Renault prevê motor melhorando “gradualmente” em 2016
Equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora francesa na Fórmula 1 está otimista com desempenho, mas mantém pés no chão







Após uma briga pública com a Red Bull na última temporada pelo fraco desempenho, a Renault chega em 2016 precisando provar que pode voltar ao topo. Com uma unidade de potência com grande déficit em linha reta e pouca confiabilidade, a montadora tem bastante trabalho a fazer neste inverno europeu.
Para Mario Illen, comandante da Ilmor, que presta assistência à Renault no desenvolvimento de seus motores, todos verão a melhora da unidade francesa ao longo deste ano.
"Vamos progredir gradualmente. Espero que possamos ver nosso progresso desde o início da temporada", disse Illien à revista alemã Auto Motor und Sport.
"Com os 32 tokens de desenvolvimento, podemos mudar muita coisa. Mas o tempo não permite. Agora precisamos ver, em cooperação com a Renault, o que é possível fazer em um tempo limitado.”
"Depende das ideias. É aí onde o foco deve ser colocado. Fazer o que é possível em tempo limitado. Devemos agora já planejar a longo prazo para além de 2016."
Apesar do otimismo, Illien admite que a melhora para chegar em Mercedes e Ferrari – que conquistaram vitórias em 2015 – vai demorar tempo.
"Isso provavelmente vai demorar mais de um ano. Eles também irão progredir", disse ele.
Em 2016, a Renault vai fornecer motores à sua própria equipe, que adquiriu a Lotus em dezembro, e à Red Bull, sob a marca de TAG Heuer. Time B da Red Bull, a Toro Rosso, que desde 2014 usava Renault, volta em 2016 aos motores Ferrari.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.