F1: Rivais da Ferrari estão “chocadas” com a FIA e ameaçam ação
Polêmica se deve ao acordo confidencial firmado entre a equipe e a Federação Internacional de Automobilismo na sexta-feira
Equipes rivais da Ferrari na Fórmula 1, Mercedes, Red Bull, McLaren, Renault, AlphaTauri, Racing Point e Williams disseram que podem tomar uma ação contra a FIA para garantir que a verdade sobre a investigação quanto ao motor italiano de 2019 seja divulgada.
Leia também:
"Nós, as equipes abaixo-assinadas, ficamos surpresas e chocadas com a declaração da FIA de sexta-feira, 28 de fevereiro, relativa à conclusão de sua investigação na Unidade de Potência da Scuderia Ferrari de Fórmula 1. Um regulador esportivo internacional tem a responsabilidade de agir com os mais altos padrões de governança, integridade e transparência”, diz o comunicado dos times.
“Após meses de investigações realizadas pela FIA apenas após consultas feitas por outras equipes, somos fortemente contra que a FIA chegue a um acordo confidencial com a Ferrari para concluir esse assunto. Portanto, declaramos publicamente nosso compromisso compartilhado de buscar a divulgação completa e adequada sobre este assunto, para garantir que nosso esporte trate todos os concorrentes de maneira justa e igual”.
GALERIA: Relembre os carros da Ferrari na F1
“Fazemos isso em nome dos fãs, participantes e partes interessadas da Fórmula 1. Além disso, reservamos nosso direito de buscar reparação legal, dentro do devido processo da FIA e perante os tribunais competentes”, afirma o documento.
Haas e Alfa Romeo, times que usam motores Ferrari, não assinaram o comunicado. As suspeitas sobre o motor Ferrari de 2019 sempre foram grandes, por causa da superioridade exagerada da unidade italiana, mas as irregularidades sempre foram negadas.
Nesta sexta-feira, a FIA chegou a um acordo confidencial para que a Ferrari adequasse o motor a novas exigências para 2020. Entretanto, o órgão não informou se o motor de 2019 era realmente irregular.
Os regulamentos dizem que agora é tarde demais para os rivais da Ferrari apresentarem um protesto oficial sobre o assunto. De acordo com o Código Esportivo Internacional da FIA, essa possibilidade foi fechada por causa de prazos.
VÍDEO: Confira os cinco destaques da pré-temporada 2020 da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
F1 - Binotto sobre a realidade da Sauber/Audi: Equipe estava "congelada", sem pontos e sem planos
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Dakar: Moraes tem 48 horas de tensão no deserto
F1 - Mercedes: Atraso no desenvolvimento é o culpado por performance oscilante em 2024
Dakar: Baciuska tem tempo restituído e vence etapa 2; tempestade força mudança de rota e Sainz é forçado a abandonar
F1: Red Bull ainda mantém portas abertas para Sainz
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.