Rivais evitam condenar tática da Ferrari em Austin
Chefes de Red Bull e McLaren entendem que equipe italiana concentra forças em Alonso, mas veem estratégia "dura" com Massa
Os chefes de Red Bull e McLaren não condenaram a atitude da Ferrari provocar uma punição para Felipe Massa a fim de melhorar a posição de largada de Fernando Alonso no GP dos Estados Unidos. Ao abrir o lacre do carro do brasileiro, a equipe fez com que seu piloto largasse em 11º e Alonso, em sétimo, do lado limpo do grid.
“Estava nas regras e foi uma ação tática”, definiu Christian Horner, da Red Bull. “Eles obviamente tomaram a decisão para deixar Fernando do lado direito do grid e isso funcionou bem para eles. Estava dentro das regras e, mesmo que tenha sido duro para Felipe, sua prioridade é Fernando.”
Perguntado se a Red Bull pensou em fazer o mesmo com Webber para que o espanhol fosse novamente relegado ao lado sujo do grid, Horner foi irônico. “Daí outros fariam e, antes que você percebesse Fernando largaria na primeira fila. Nunca consideramos isso.”
O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, destacou que a tática da Ferrari tem a ver com a maneira como o time italiano gere a disputa entre seus pilotos – e com a forma de trabalhar do próprio Alonso.
“As equipes e chefes podem decidir como eles lidam com seus programas. Foi duro, mas foi muito claro que eles estão focados em Fernando. Funcionou, funcionou para Fernando e não podemos esquecer que ele esteve conosco e, por não fazermos esse tipo de coisa, ele nos deixou”, lembrou o dirigente, referindo-se à disputa pelo título de 2007, que ficou com o ferrarista Kimi Raikkonen.
“Não estou criticando ninguém. Acho que corremos da maneira como achamos certo”, prosseguiu Whitmarsh. “Acho que o pior foi colocar vários carros no lado lento do grid. Isso não nos impactou – estávamos do lado lento e ficamos lá. Se tivesse me classificado do lado direito e me colocassem do outro, ficaria muito irritado.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.