Últimas notícias

Rosberg bate Hamilton e larga na pole no GP do Bahrein

Alemão tinha andado atrás do inglês em todos os treinos; Massa é batido por Bottas e larga em sétimo

Nico Rosberg andou atrás de Lewis Hamilton em todos os treinos, mas superou o companheiro na hora da verdade e fez a pole do GP do Bahrein, na briga particular entre os pilotos da Mercedes, quase 1s mais rápidos que Daniel Ricciardo, que fez o terceiro melhor tempo. O australiano, porém, tem de cumprir uma punição de 10 posições no grid. A punição é uma boa notícia para Felipe Massa, que ganhou uma posição e larga do lado limpo, na sétima posição.
 
Q1

Com a queda da temperatura entre o último treino livre e a classificação, já à noite no Bahrein, os pilotos passaram a fritar mais os pneus dianteiros. Com a grande diferença de rendimento entre os compostos, a Mercedes conseguiu passar para o Q2 com os pneus médios, ao contrário dos rivais, que tiveram de usar com os macios.

A Williams fez uma estratégia ligeiramente diferente, fazendo apenas uma tentativa, já de cara com os macios. A tática funcionou e Bottas fez o segundo tempo, atrás de Hulkenberg. Massa foi o quarto.

Entre os eliminados, além das nanicas, ficaram de fora Adrian Sutil e Pastor Maldonado. O alemão atrapalhou Romain Grosjean em sua última volta, mas mesmo assim o francês passou para o Q2, com apenas nove milésimos de vantagem para o companheiro.
 
Q2

Na segunda parte da classificação, os pilotos foram à pista com os pneus macios – e as Mercedes demonstraram seu ritmo real, com apenas uma volta lançada. Rosberg foi melhor que Hamilton e o rival mais próximo após a primeira tentativa era Ricciardo, a oito décimos. As Williams caíram na classificação, com Massa em décimo e Bottas em 12º.

Seu companheiro, Vettel, foi o último a ir para a pista, apenas com quatro minutos para o final da sessão, e fez o oitavo tempo. E, mesmo sendo quatro décimos mais lento que o australiano, as diferenças foram tão pequenas que não foi o suficiente para ficar entre os 10 que foram ao Q3, enquanto Ricciardo sequer voltou à pista. O piloto reclamou da redução de marchas de sua Red Bull.

Outra surpresa foi a eliminação de Hulkenberg, que andou por todo o final de semana entre os primeiros. O alemão foi o 12º, à frente de Kvyat, Vergne, Gutierrez e Grosjean. Raikkonen bateu na trave e passou para o Q3 por sete centésimos.
 
Q3
Na primeira classificação com pista seca na temporada, estreou a regra que dá um pneu macio somente para a última fase, a fim de incentivar os pilotos a fazerem duas tentativas. Mas isso não deu certo para Kimi Raikkonen, que só saiu com três minutos para o final.

Bottas conseguiu melhorar mais de meio segundo em relação à segunda parte do treino, mas as Mercedes logo colocaram ordem na casa: Rosberg fez 1min33s1, quase três décimos à frente de Lewis Hamilton. Ambos foram mais de 1s mais rápidos que o finlandês.

Na segunda tentativa, poucos pilotos conseguiram melhorar e os dois pilotos da Mercedes acabaram desistindo de suas voltas – Hamilton perdeu a freada na primeira curva. Ricciardo melhorou e roubou a terceira posição de Bottas, mas larga em 13º por uma penalização recebida no último GP.

Com isso Bottas larga em terceiro, à frente de Perez, Raikkonen, Button, Massa, Magnussen e Alonso. Foi a primeira vez que o espanhol foi superado pelo companheiro neste ano.
 
O GP do Bahrein terá largada às 12h pelo horário de Brasília. Acompanhe a corrida por meio de nosso twitter: @totalracebr.

Grid do GP do Bahrein:

1) Nico Rosberg (Mercedes), 1min33s185
2) Lewis Hamilton (Mercedes), 1min33s464
3) Valtteri Bottas (Williams), 1min34s247
4) Sergio Pérez (Force India), 1min34s346
5) Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min34s368
6) Jenson Button (McLaren), 1min34s387
7) Felipe Massa (Williams), 1min34s511
8) Kevin Magnussen (McLaren), 1min34s712
9) Fernando Alonso (Ferrari), 1min34s992
10) Sebastian Vettel (Red Bull), 1min34s985
11) Nico Hulkenberg (Force India), 1min35s116
12) Daniil Kvyat (Toro Rosso), 1min35s145
13) Daniel Ricciardo (Red Bull), 1min34s051*
14) Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), 1min35s286
15) Esteban Gutierrez (Sauber), 1min35s891
16) Romain Grosjean (Lotus), 1min35s908
17) Pastor Maldonado (Lotus), 1min36s663
18) Kamui Kobayashi (Caterham), 1min37s085
19) Jules Bianchi (Marussia), 1min37s310
20) Marcus Ericsson (Caterham), 1min37s815
21) Max Chilton (Marussia), 1min37s913
22) Adrian Sutil (Sauber), 1min36s840**

*Punido com a perda de 10 posições
**Punido com a perda de 5 posições
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes domina terceiro treino e vê surpresa em terceiro
Próximo artigo Após polêmica, Massa fica atrás de Bottas e admite erro na classificação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros