Rosberg fala sobre dividir o paddock com Schumacher na Mercedes: "Ele era como um Deus na equipe"
O campeão de 2016 falou como que era sua rotina ao lado de Schumacher na Mercedes
O alemão Nico Rosberg recebeu a chance de se juntar à nova equipe da Mercedes na Fórmula 1 em 2010, após a montadora assumir a operação da campeã do ano anterior, a Brown
O campeão de 2016 teria, inicialmente, Nick Heidfeld como companheiro de equipe, mas acabou tendo ao seu lado o heptacampeão Michael Schumacher, que chocou o paddock ao anunciar seu retorno à F1 após três anos de aposentadoria.
Leia também:
"O nome de Schumacher nem estava no horizonte, ninguém estava falando sobre isso", disse Rosberg em entrevista ao canal oficial da F1 no YouTube. "E, do nada, Ross me ligou e disse: 'Aliás, seu companheiro de equipe não será Jenson Button ou Nick Heidfeld, será Michael Schumacher'".
"E eu fiquei em choque, tinha os pensamentos mais doidos, que eu não teria chance, que toda a equipe estaria contra mim, que Michael manipularia a equipe. E eu me perguntava se eu conseguiria acompanhá-lo. Ele é o maior de todos os tempos. Foi um momento doido".
Mas Rosberg acabou vencendo Schumacher nas três temporadas que correram como companheiros, além de conquistar a primeira vitória da Mercedes em mais de 50 anos, no GP da China de 2012.
Mas levou um tempo para Rosberg - que, quando se juntou à Mercedes, tinha apenas dois pódios - para ter sua voz dentro da equipe, devido à presença de Schumacher.
"Quando Michael chegou, ele era como um Deus na equipe", disse. "Quando tínhamos reuniões de estratégia, até mesmo a minha estratégia era discutida apenas com Michael e não comigo, mesmo que eu estivesse ali".
"Então eu falei sobre isso para o estrategista que liderava essas reuniões, e isso teve um grande impacto. A partir daí, as reuniões ficaram melhores para mim. Eu me sentia mais confortável e tinha a atenção até dele".
Rosberg disse que Schumacher era um "guerreiro psicológico", falando sobre algumas das pequenas táticas usadas pelo piloto para atingir o oponente, e que elas eram algo natural ao heptacampeão.
"Vou dar o exemplo do banheiro de Mônaco. Cinco minutos antes da classificação, só tinha um banheiro na garagem. Ele sabe que estou do lado de fora. Fico batendo na porta igual um louco, falando para quem estivesse ali sair. Eu estava entrando em pânico. Precisava mijar antes da classificação".
"E ele estava ali esperando, de boa, sabendo que estava criando mais stress na minha cabeça e, com um minuto para o início, ele sai de dentro, tranquilo, falando 'Nossa, desculpa, não sabia que você estava aí'. E, nesse momento, eu já estava em estado de pânico".
"Outro exemplo é que ele adorava andar sem camisa na sala dos engenheiros, mostrando seus abdomens, porque era outra prova de sua força para impressionar quem estava lá. Seu corpo era bem definido. Há exemplos infinitos disso".
GALERIA: Relembre as 91 vitórias de Schumacher na F1
VÍDEO: Massa detalha dia que Raikkonen 'zoou' Schumacher
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Hamilton revela participação na escolha de coadjuvante de filme com Brad Pitt sobre F1
F1: “Exigente" Alonso vem surpreendendo cúpula da Aston Martin nos primeiros dias de equipe
F1: Ocon revela que ficou "muito doente" nas férias devido a vírus pulmonar
Rosberg alerta Aston Martin sobre perigo de se tornar o PSG da F1
F1 - Rosberg: "Wolff tentará Verstappen novamente em 2026"
Rosberg: Mercedes tomou decisão 'corajosa' em contratar Antonelli na F1
F1: Wolff revela que pai de Sainz lhe contou sobre mudança de Hamilton para Ferrari
F1: Mercedes responde à mensagem enigmática de Hamilton no rádio do GP de São Paulo
F1: Russell admite que queria ignorar chamada para pit stop no GP de São Paulo
Últimas notícias
NASCAR Brasil: Estreia do circuito oval brasileiro: o que muda para carros e pilotos
F1 - Ex-chefe da RB critica contratação de Bortoleto pela Sauber: "Extremamente infeliz"
Porsche Cup: Cecília Rabelo integra tripulação feminina nos 500 km de Interlagos
MotoGP - Martín sobre disputa pelo título: "Estamos contra o mundo"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.