Sainz: "2020 não será ano inútil, vamos dar o melhor com esse carro"
Carlos Sainz afirmou que a McLaren não vai se levar pela grande mudança de regras da F1 em 2021 e que trabalhará duro com carro de 2020
Nesta quinta-feira a McLaren apresentou o MCL35, carro que será comandado por Carlos Sainz e Lando Norris na temporada 2020 da Fórmula 1. Esse será o sexto ano do espanhol no "Grande Circo", o segundo com a equipe de Woking, após um 2019 muito proveitoso, que teve como ápice o pódio no Brasil.
No evento em Woking, Sainz admitiu que pode ter um rendimento melhor com a tranquilidade e a segurança de não ter que lidar com seu futuro em um curto prazo.
"Hoje é um grande dia para nós", afirmou. "Acompanhei de perto a construção do MCL35 durante as férias e sei o quantidade de esforço e paixão colocados nele".
Apesar de estar buscando defender seu sexto lugar no mundial de pilotos, Sainz sabe que esse não é um objetivo realista, a não ser que a Red Bull faça uma nova troca de pilotos durante o ano. Seu objetivo é ser o sétimo, ou como é conhecido, "o primeiro do resto". A McLaren tratará de avançar e se aproximar das três equipes maiores antes da grande mudança de regulamento da Fórmula 1 para 2021.
Mas Sainz foi direto ao falar que esse não será o foco absoluto da equipe: "Muitos podem considerar que 2020 é um ano de transição entre as regras novas e as atuais, uma mera ponte entre 2019 e 2021. Mas, na McLaren, apertamos o botão de reset logo após a bandeira quadriculada em Abu Dhabi e trabalhamos muito para melhorar cada detalhe do nosso carro".
Para reduzir a distância que a McLaren tem com as equipes da frente do grid, Sainz sabe que não terá outra saída que não trabalhar: "O salto que tivemos na temporada passada nos motivou bastante, mas, ao mesmo tempo, nos lembrou do quão equilibrada é a luta no meio do grid".
"Não podemos ficar sentados em 2020 se queremos reduzir a distância para as equipes da frente. O objetivo é fazer o mesmo de 2019: dar um novo passo a frente. Mal posso esperar pelos testes em Barcelona e continuar com o momento de evolução que começou no ano passado".
Veja as imagens do MCL35, carro da McLaren para a temporada 2020
Norris: "Me sinto mais seguro como piloto"
Já seu companheiro de equipe, o jovem e carismático Lando Norris, entra em sua segunda temporada na principal categoria do automobilismo mundial, repetindo a dupla com Sainz. O piloto do carro #4 falou sobre a participação dos pilotos no desenviolvimento do carro, algo que ele achou muito positivo.
"Acredito que o MCL35 está muito bonito com sua pintura atualizada", comentou. "Creio que nossos fãs gostarão muito e estou querendo muito pilotá-lo pela primeira vez. A equipe de design, os engenheiros, a equipe de fabricação e Carlos e eu dedicamos muito trabalho neste carro e é uma sensação especial estar envolvido assim na sua criação e evolução".
Após uma temporada em que somou 49 pontos, terminando em décimo primeiro no mundial e tendo dois sextos lugares como melhor resultado, Norris afirmou que está mais maduro e pronto para o novo campeonato: "Minha temporada como novato foi uma experiência incrível e aprendi muito com a equipe e com Carlos".
"Agora me sinto mais seguro como piloto e nos comentários que posso dar a meus engenheiros para contribuir com a contínua evolução do carro ao longo do ano. Não determinamos objetivos para este ano, porque sabemos que será difícil manter a posição em que terminamos 2019, mas estou ansioso para ver como que estamos em comparação com nossos principais rivais nos testes e nas corridas".
Veja as imagens dos capacetes de Sainz e Norris para a temporada 2020
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.