Sauber: dúvida da McLaren resultou em rompimento com Honda
Vasseur explica que indecisão da McLaren sobre futuro de seus motores em 2018 poderia afetar planos de fornecimento de câmbio para a Sauber
O chefe da Sauber, Frederic Vasseur, afirmou que as dúvidas da McLaren com relação à continuidade de sua parceria com a Honda foi um motivo importante por trás da decisão de sua equipe de romper laços com a fabricante japonesa.
A McLaren atualmente está em processo de decisão para saber se irá permanecer com a Honda por mais um ano ou se irá mudar para outra fornecedora, sendo que a Renault é sua única alternativa realista.
Sauber e Honda concordaram em cancelar seu acordo para o ano que vem, com a equipe suíça escolhendo permanecer com a Ferrari na próxima temporada.
A McLaren havia concordado em fornecer o câmbio para a Sauber como parte do acordo, mas Vasseur disse que começou a questionar o plano devido à indecisão com relação à parceria entre McLaren e Honda.
“Deixando de lado os atuais problemas que a Honda tem com sua confiabilidade e performance, já que sei que eles irão se recuperar em algum momento, a maior preocupação para nós foi que não pudemos assegurar a responsabilidade pelo câmbio”, disse Vasseur ao site oficial da F1.
“Não temos recursos internamente para construir nosso próprio câmbio, então sabíamos que tínhamos de negociar com alguém. Com a Honda, teríamos de negociar com a McLaren, mas eu não estava tão confiante de que a McLaren iria continuar com a Honda.”
“Então, isso criou uma situação estranha: pedir para a McLaren fornecer o câmbio para o motor Honda quando a própria McLaren poderia estar usando outro motor. Nesse tipo de cenário, eu não estava tão confiante. Então, repensar esse acordo com a Honda foi um dos grandes problemas para a Sauber.”
Solucionar a situação do motor foi uma das primeiras tarefas de Vasseur como chefe da Sauber, já que o dirigente está ciente de que uma decisão tardia poderia influenciar na concepção do carro de 2018.
“A Sauber já tinha começado a projetar o carro de 2018 antes de eu tomar a decisão, e essa foi a razão para a pressa, já que não queríamos colocar dinheiro em projetos abandonados”, explicou.
“O desenho do carro já estava em progresso, e, em seguida, tivemos o fechamento da fábrica [para as férias obrigatórias de agosto]. Então, tivemos que tomar a decisão imediatamente.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.