Fórmula 1 Pré-temporada

Sauber nega nova crise com Audi na F1 em meio a rumores de mudanças internas: "Projeto segue avançando"

Rumores de mudança no corpo de diretores da montadora alemã levantaram novas especulações sobre o futuro do projeto

The new Audi Sport F1 concept car

O chefe da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, voltou a negar sugestões de que a entrada da Audi na Fórmula 1 em 2026 estaria ameaçada novamente em meio a mudanças na direção da montadora.

A aquisição da Sauber pela Audi foi oficialmente anunciada em agosto de 2022 e, desde então, o time suíço vem intensificando sua infraestrutura e recursos humanos, especialmente após a contratação do novo CEO, Andreas Seidl. Já a Audi vem desenvolvendo sua unidade de potência em uma fábrica dedicada ao projeto da F1 em Neuberg.

Leia também:

Porém, no ano passado, um nome chave para a entrada na F1, o CEO Markus Duesmann, deixou a Audi. Seu sucessor, Gernot Döllner, não compartilha do mesmo entusiasmo para com o projeto, com reportagens vindas da Alemanha sugerindo inclusive que ele estaria disposto a vender os 75% das ações compradas da Sauber para abandonar a entrada.

Na última semana, surgiram ainda indicativos de que o CDO da Audi, Oliver Hoffmann, deve ser realocado em um papel dentro do projeto F1, potencialmente como mais uma escala de burocracia entre Seidl e a direção da montadora,

Mas Bravi insistiu que tudo segue de acordo com os planos, com as mudanças na Audi não impactando a equipe.

"Há um forte comprometimento do Grupo Audi em todos os níveis", disse ao Motorsport.com. "Sempre dissemos que a decisão de entrar na F1 não foi tomada com base na vontade de uma única pessoa, mas sim com a anuência de toda a direção da Audi. E isso foi confirmado pela junta de diretores da Audi e a junta de supervisão do Grupo VW. O compromisso está ali".

Valtteri Bottas, Kick Sauber C44

Valtteri Bottas, Kick Sauber C44

Photo by: Erik Junius

As especulações no paddock sugerem que os investimentos necessários para alavancar a equipe, algo que está ligado ao ritmo de aquisição das ações do time suíço (25% por ano até 2025), não tem sido suficiente para criar a estrutura desejada por Seidl.

"O projeto segue avançando de acordo com a programação e a concordância entre os investidores. A dinâmica dentro da direção não é algo que vamos comentar. Mas o que sabemos é que temos um forte apoio. Andreas Seidl está trabalhando em proximidade com a Audi para desenvolver nossa equipe. Isso é o que importa".

"Para nós, o status é bom. Estamos dando o nosso melhor em todos os níveis, junto com a Audi, tanto em Hinwil quanto em Neuberg. Não há mudanças, e com a aproximação de 2026, temos que trabalhar ainda mais".

Bravi também reafirmou que o processo de revitalização da infraestrutura de Hinwil segue conforme programado.

"Vi isso na imprensa, os comentários sobre a Sauber ter ou não a estrutura adequada para se tornar uma equipe de fábrica. O que posso dizer é que, quando a Audi decidiu adquirir o Grupo Sauber, foi feita uma investigação completa em todos os níveis, incluindo nossa fábrica e tecnologia".

"Sabemos que, para nos tornarmos competitivos, buscando uma posição de ponta, temos que melhorar nossa infraestrutura, expandir, em número de funcionários e investir em tecnologia, como as demais equipes".

Alessandro Alunni Bravi, Team Representative, Stake F1 Team at the Press Conference

Alessandro Alunni Bravi, Team Representative, Stake F1 Team at the Press Conference

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

"Vimos nos últimos anos as equipes construindo novos túneis de vento, criando sedes com tecnologia de ponta. Todas investiram nisso e em pessoal. Estamos fazendo o mesmo. Teremos os recursos para atingir nosso objetivo. A F1 é um esporte tecnológico. Então não é uma jornada de um ano. É um processo que começamos sob a liderança de Andreas".

"Então há e haverá tudo em mãos para fazermos um bom trabalho, segundo a programação necessária para evoluirmos de equipe independente para uma de fábrica. É um grande passo, logicamente".

Bravi ainda minimiza as chances dessas especulações virarem uma distração para a equipe, que busca pilotos e segue recrutando pessoal técnico importante.

"Não vejo como distração, porque todos que estamos conversando, pilotos e engenheiros, deixamos claro o projeto. Eles sabem dos nossos prazos, quem é o líder do grupo, Andreas Seidl, e sua visão. Somos transparentes. Acho que já performamos um bom plano de recrutamento, e veremos pessoas chegando todas as semanas".

Motorsport.com faz balanço completo da pré-temporada da F1 2024

Podcast: fatores externos podem ofuscar pré-temporada da F1' 24?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes revela foco de trabalho para melhorar o W15
Próximo artigo F1 - Verstappen: Novo modelo de sprint faz mais sentido, mas não anima

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil