"Schumacher também costumava fazer isso": Herbert compara Verstappen ao heptacampeão da F1
Ex-companheiro de equipe do piloto alemão na Benetton reconhece certos paralelos com o atual campeão da F1

Após a vitória de Max Verstappen no GP do Japão, o ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert relembrou o tempo em que era companheiro de equipe do heptacampeão Michael Schumacher na Benetton.
O britânico vencedor de 3 GPs dividiu a garagem com 'Schumi' entre 1994 e 1995, os quais marcaram os dois primeiros títulos do alemão na F1.
Em uma entrevista ao FastSlots, Herbert explicou o motivo: "Antes da corrida, Max fez uma declaração muito parecida com a de Schumacher: 'Não tenho chance neste fim de semana'. Isso foi interessante".
"Porque Michael também costumava fazer isso. Então ele venceu a corrida e todos disseram: 'Uau, que conquista'".
Em sua opinião, Verstappen se vendeu bem no Japão. O desempenho do tetracampeão na corrida mostrou de forma impressionante "que ele é o melhor piloto de sua geração", segundo Herbert.
Verstappen já estava "bem lá" na classificação e lançou as bases para a vitória no Japão com uma volta excepcional. "Suzuka é um daqueles circuitos em que as ultrapassagens são particularmente difíceis. Max teve uma ótima largada, uma primeira volta brilhante - como esperado - e depois controlou a corrida".
O que Herbert pensa sobre a saída dos boxes
A vitória só foi ameaçada uma vez: o piloto da McLaren, Lando Norris, tentou uma manobra de ultrapassagem na saída do pit lane, vindo ao lado de Verstappen por fora, mas passou pela grama e perdeu a aceleração.
Uma possível infração das regras? Os comissários da FIA não viram necessidade de mais investigações. E Herbert, como ex-árbitro, também afirmou: "Não houve nada. Eu sei que eles queriam tornar o caso polêmico. Sei que Lando tentou criar uma polêmica no rádio, mas, como Max disse após a corrida, ele não fez nada de errado. Foi apenas um jogo".
Verstappen certamente "não fez nada de errado" naquela situação, diz Herbert. "Lando não estava completamente ao lado dele, apenas metade. E isso não é suficiente. Você tem que deixar espaço, mas Lando queria ganhar uma vantagem, o que não conseguiu. Como Max disse: o cortador de grama mais caro!"
"Portanto, se eu fosse um comissário, não teria dado uma penalidade. Não havia nada para penalizar. Porque Max estava na frente e não fez nada ilegal".
Suzuka mostrou que Verstappen é um candidato ao título?
E agora Verstappen está de volta à classificação de pilotos da Fórmula 1: após três finais de semana de corrida, ele está apenas um ponto atrás do líder do campeonato, Norris, na McLaren.
"Eu nunca o descartei", diz Herbert. "Você também não pode descartar Verstappen. Porque a McLaren atualmente tem uma pequena vantagem."
"Isso é prejudicial para as chances de título da McLaren? De certa forma, sim. Porque, como aconteceu no ano passado com Max - e como aconteceu com Schumacher no passado - os títulos foram decididos pelo desempenho inicial, todos os outros tiveram que se recuperar".
"Mas Norris está apenas um ponto à frente. Portanto, a McLaren não capitalizou isso tanto quanto poderia", conclui.
MAX vem para o PENTA ou VITÓRIA É OCASIONAL? Bortoleto VÍTIMA, Ferrari DEVENDO! Fred Sabino, da Band
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Max vem para o penta ou vitória é OCASIONAL? Bortoleto vítima, Ferrari devendo! Fred Sabino, da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.