Nostalgia

Senna teve encontro secreto com a Ferrari 4 dias antes de morrer: 'Quero aposentar aqui'

Luca di Montezemolo revelou jantar com piloto brasileiro antes do GP de Ímola, em 1994. 'Quero ser campeão na Ferrari', disse Senna

Montagem Senna Ferrari

Ayrton Senna já havia deixado claro que gostaria de pilotar pela Ferrari um dia em sua carreira na Fórmula 1. Mas o que muitos não sabiam é que o tricampeão mundial chegou a conversar com o presidente da escuderia dias antes de morrer no Grande Prêmio de San Marino, em 1º de maio de 1994, há 25 anos.

Luca di Montezemolo era o presidente da Ferrari à época e revelou um jantar com Senna na Itália, na quarta-feira anterior a sua morte, quatro dias antes do inesquecível domingo que chocou o mundo do automobilismo.

"Eu o convidei para jantar na minha casa em Bologna na quarta-feira. Minha casa ficava cerca de 30, 40 minutos de Ímola. Nós nos encontramos às 19h e depois dirigimos para Ímola", disse Montezemelo, ao podcast oficial da Fórmula 1, "Beyond the Grid".

"Eu disse: 'Quero achar uma forma de te ter ao fim da temporada'. Ele disse: 'Eu assinei com a Williams, mas se tivesse a oportunidade preferia a Ferrari'".

Senna tinha contrato com a Williams por pelo menos dois anos, mas segundo Montezemolo, o brasileiro considerou mudar de rumos no meio do caminho. "Ele disse que consideraria, se tivesse opções dentro da legalidade, de se juntar a nós após 1995".

A Ferrari acabou contratando Michael Schumacher para a temporada 1996, mas Montezemolo enfatizou o sonho de Senna. "Ele me disse: 'Eu quero encerrar minha carreira na Ferrari e ser campeão mundial na Ferrari'".

Montezemolo ainda disse que em 1993 queria que Jean Todt trouxesse Senna, sem se entender com a McLaren após mais um vice para a Williams, para a Ferrari. Mas Gerhard Berger já havia sido contratado para a escuderia ao lado de Jean Alesi.

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Coluna do Carrapa: Com Leclerc, não há período de adaptação
Próximo artigo Ferrari: Novo regulamento da F1 ainda tem “lista longa” de coisas a resolver

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil