Últimas notícias

Sob condições difíceis, Vettel faz a pole e Massa é segundo

Em treino com chuva no Q3, brasileiro larga da primeira fila pela primeira vez desde o GP do Bahrein de 2010

Nem as condições complicadas de uma classificação disputada sob pista seca e molhada tirou Sebastian Vettel da pole do GP da Malásia. Felipe Massa superou Fernando Alonso pela quarta vez seguida na formação do grid e larga da primeira fila pela primeira vez desde o GP do Bahrein de 2010.

Q1

Como não há muita diferente entre o número de voltas que se consegue fazer com ambos os compostos, apesar da discrepância de performance, a maioria das equipes evitou colocar o mais macio para este final de semana, o médio, na primeira parte da classificação.

As Force India foram as primeiras a colocar os médios entre as equipes que esperavam passar pelo Q1. E Adrian Sutil fez o melhor tempo. Foi a mesma opção de Lotus e Red Bull, as últimas equipes a sair dos boxes. As coisas, contudo, não saíram como planejado para os tricampeões mundiais e, após a primeira tentativa, mesmo com o pneu mais rápido, Webber fechou em 15º e Vettel, em 13º, e tiveram de fazer mais uma volta nos momentos finais. O australiano subiu apenas para nono e Vettel não chegou a completar.

Na briga para passar para o Q2, a dupla da Toro Rosso ficou exposta após a primeira tentativa, logo seguida pelas Sauber. No segundo giro, Valtteri Bottas não conseguiu melhorar e ficou no Q1, junto de Jean-Eric Vergne. Mais uma vez, Jules Bianchi se destacou e ficou a apenas meio segundo de passar para a próxima fase da classificação com a Marussia. Esteban Gutierrez também mostrou serviço, superando Nico Hulkenberg.

Q2

A chuva começou a ameaçar na segunda parte da classificação, apenas na última curva do traçado. As Ferrari estavam no meio da volta no momento, e Massa fechou em sexto, três milésimos à frente de Alonso. Pouco tempo depois, a escorregada de Di Resta mostrou que já estava molhado demais para os pneus slick.

Ainda assim, como não chovia em toda a pista, os pilotos que estavam próximos da décima posição continuaram tentando, mas não conseguiram melhorar. Uma das ‘vítimas’ da água foi Romain Grosjean, 11º. O francês ficou na segunda parte do treino junto de Hulkenberg, Ricciardo, Gutierrez, Di Resta e Maldonado, que sequer chegou a marcar tempo.

Na frente, Rosberg marcou o melhor tempo, seguido por Webber, Hamilton e Raikkonen. Vettel foi apenas o nono, usando o mesmo jogo de pneus do Q1. As condições ajudaram a McLaren a se garantir com ambos os carros.

Q3

A chuva apertou antes do início do Q3, ainda que o sol não tenha desaparecido. Temendo que a água caísse com mais força, os pilotos formaram fila na saída do pit esperando o começo da sessão.

Após marcarem seus primeiros tempos rápidos, Raikkonen, Vettel e as Ferrari voltaram aos boxes para colocar mais um jogo de pneus intermediários, enquanto os demais ficaram na pista para mais uma tentativa. O alemão havia obtido uma ampla diferença, de oito décimos, na ponta.

Quem optou por ficar na pista começou a melhorar seus tempos consideravelmente na terceira tentativa, à medida que a chuva diminuía.

A estratégia de trocar pneus se mostrou acertada, a não ser no caso de Raikkonen, que errou a segunda parcial. Vettel marcou o primeiro tempo, seguido de Massa e Alonso. Hamilton, Webber, Rosberg, Raikkonen, Button, Sutil e Perez. Duas horas após a classificação, foi confirmada uma punição para Kimi Raikkonen por bloquear Nico Rosberg durante sua volta rápida. Assim, Button, Sutil e Perez ganharam uma posição e o vencedor do GP da Austrália larga em décimo.

O GP da Malásia tem largada às 5h da madrugada deste domingo.

Confira os tempos da classificação

1º Sebastian Vettel - Red Bull Racing-Renault - 1:49.674
2º Felipe Massa - Ferrari - 1:50.587
3º Fernando Alonso - Ferrari - 1:50.727
4º Lewis Hamilton - Mercedes - 1:51.699
5º Mark Webber - Red Bull Racing-Renault - 1:52.244
6º Nico Rosberg - Mercedes - 1:52.519
7º Jenson Button - McLaren-Mercedes - 1:53.175
8º Adrian Sutil - Force India-Mercedes - 1:53.439
9º Sergio Perez - McLaren-Mercedes - 1:54.136
10º Kimi Räikkönen - Lotus-Renault - punido

Q2
11º Romain Grosjean - Lotus-Renault - 1:37.636
12º Nico Hulkenberg - Sauber-Ferrari - 1:38.125
13º Daniel Ricciardo - STR-Ferrari - 1:38.822
14º Esteban Gutierrez - Sauber-Ferrari - 1:39.221
15º Paul di Resta - Force India-Mercedes - 1:44.509
16º Pastor Maldonado - Williams-Renault - sem tempo

Q1
17º Jean-Eric Vergne - STR-Ferrari - 1:38.157
18º Valtteri Bottas - Williams-Renault - 1:38.207
19º Jules Bianchi - Marussia-Cosworth - 1:38.434
20º Charles Pic - Caterham-Renault - 1:39.314
21º Max Chilton - Marussia-Cosworth - 1:39.672
22º Giedo van der Garde - Caterham-Renault - 1:39.932

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sebastian Vettel lidera último treino livre da Fórmula 1 na Malásia
Próximo artigo Em melhor posição desde a Alemanha, Alonso fala em vencer na Malásia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros