Título de Hamilton com braço quebrado mostrou seu talento ao mundo
Colunista do Motorsport.com, Ruben Carrapatoso recorda que o piloto britânico da Mercedes chamava a atenção desde cedo
O campeonato europeu de kart de 2000 foi quando a gente realmente viu que o Hamilton era fora da curva. Ele estava disputando na Fórmula A e eram quatro provas. Umas duas semanas antes da última etapa, na França, ele tinha quebrado o braço.
Só que ele estava disputando o título com o Nico Rosberg, mas não estavam querendo deixar o Hamilton correr por causa do braço quebrado. Ele assinou um termo se responsabilizando, correu a final do campeonato e acabou ganhando a corrida, mesmo com o braço quebrado.
Foi aí que eu vi que ele era diferente. É muito difícil, naquele estado, andar de kart, ainda mais em alto nível. Ele foi campeão e o Rosberg ficou em segundo. O terceiro foi Marco Ardigò, que viria a ser quatro vezes campeão do mundo alguns anos depois.
Lewis Hamilton e Nico Rosberg
Photo by: Пресс-офис Нико Росберга
Era uma galera boa disputando com o Hamilton. Foi ali que eu comecei a prestar mais atenção nele. E virou o que virou. Além disso, nos anos 1990, foi algo pioneiro o fato de a Mercedes estar envolvida na carreira de um piloto desde o kart, além do próprio Ron Dennis, chefe da McLaren.
Naquela época, não havia montadoras tão envolvidas como a Mercedes esteve com o Hamilton e também o Rosberg. A Renault e a Toyota tinham seus programas, mas não havia um foco no kart, como era o caso da Mercedes.
Não é à toa que todos os pilotos ficavam 'babando', porque a Mercedes estava patrocinando uma equipe de kart. Todo mundo queria aquilo. E a moral da história é que o Hamilton sempre andou com 'naves', do começo ao fim da carreira. E ele fez por merecer, já que ganhou tudo. Tem que andar em nave mesmo.
GALERIA: Hamilton segue perseguição aos recordes de Schumacher
Além dos seis títulos, o piloto britânico da Mercedes soma 83 triunfos na F1. A cada glória de Hamilton, o que parecia impossível ganha corpo: a superação do recorde do alemão Michael Schumacher, que subiu no alto do pódio 91 vezes para se tornar o maior vencedor da história da categoria máxima do automobilismo mundial. Veja quem 'destronou' quem ao longo dos anos:
PODCAST DISCUTE O HEXACAMPEONATO DE LEWIS HAMILTON
Nesta edição do podcast Motorsport.com Brasil, Carlos Costa e Erick Gabriel recebem Daniel Betting e contam com participação especial de Felipe Motta para debater o hexacampeonato de Lewis Hamilton, conquistado no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.