Títulos, jejuns, poles e mais: recordes que estão em jogo na F1 2023
Em março, um novo calendário se inicia na maior categoria do automobilismo no Bahrein; aqui estão alguns feitos que pilotos e equipes podem alcançar neste ano

A Fórmula 1 conta os dias para seu retorno - e início da temporada 2023 - no Bahrein. Quando as luzes verdes se apagarem pela primeira vez neste ano, recordes estarão na mesa para serem quebrados e o Motorsport.com listou quais estão em jogo neste ano.
1. Maior campeão da história
Mesmo que Lewis Hamilton não esteve nem perto de vencer o mundial em 2022, o britânico atualmente é o único piloto de Fórmula 1 que pode deixar para trás Michael Schumacher no que se diz respeito a maior números de campeonatos. Hamilton e Schumacher compartilham o título de heptacampeões. Vale lembrar que Hamilton esteve a um ponto de estabelecer o novo recorde em 2021, mas Max Verstappen estragou a festa naquele final incrível em Abu Dhabi.
2. Período mais longo entre duas vitórias
12 de maio de 2013. Essa foi a última vez que Fernando Alonso subiu no lugar mais alto do pódio na F1. O espanhol venceu em Barcelona, no GP da Espanha, diante do seu público. Depois, conseguiu mais pódios, mas não voltou a vencer. Se o bicampeão conseguir uma nova vitória em 2023, substituirá Ricardo Patrese no registro de maior distância entre duas vitórias. O italiano teve que esperar seis anos e 211 dias entre seu penúltimo triunfo e o seguinte. No caso de Alonso, seriam cerca de nove anos.

Fernando Alonso wint de Grand Prix van Spanje in 2013.
Foto: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images
3. Maior número de vitórias em um mesmo GP
Mais uma vez, encontramos os nomes de Schumacher e Hamilton envolvidos em um recorde. O alemão venceu oito vezes o GP da França, enquanto o britânico da Mercedes alcançou o mesmo tanto na Hungria quanto na Grã Bretanha. Se Lewis vencer em qualquer um desses dois circuitos em 2023, em Hugaroring ou em Silverstone, somará outro novo feito a sua lista longa lista de registros históricos.
4. Maior número de pódios em uma única temporada
Este é o recorde de Max Verstappen. O campeão vigente subiu ao pódio nada mais, nada menos do que 18 vezes em 2021 - uma a mais em relação a temporada passada. Neste ano, o calendário programado com 23 corridas, 24 se a FIA encontrar um substituto para o GP da China, poderá Verstappen quebrar seu próprio recorde? Ou outro piloto alcançará este feito?
5. Os dois pilotos que mais vezes subiram juntos ao pódio
Se Verstappen e Hamilton compartilharem o pódio por pelo menos seis vezes na próxima temporada, eles serão a dupla que mais conseguiu este feito. Este número seria superior a 56, que são as vezes em que Sebastian Vettel e Lewis Hamilton compartilharam um pódio. Com Vettel aposentado, não há como o alemão defender este recorde.

Lewis Hamilton en Max Verstappen delen het podium.
Foto: Carl Bingham / Motorsport Images
6. Maior número de poles em um mesmo GP
Atualmente, Hamilton conquistou a pole position oito vezes na Austrália e na Hungria. Schumacher fez isso oito vezes no Japão, enquanto Ayrton Senna fez isso no GP de San Marino. Se o britânico conseguisse mais uma pole na Austrália ou na Hungria, ficaria com o recorde solo.
7. Maior número de poles para um fabricante
A Ferrari teve o carro mais rápido em parte de 2022 e, como fabricante de motores, ampliou seu número de pole position para 243. A Mercedes atualmente está em segundo lugar, com 220 - após ter apenas uma na temporada passada. É quase impossível, mas se a empresa alemã conquistasse a pole position em todos os GPs da temporada, empataria o recorde. E se finalmente forem 24 corridas e ela conquistar todas as pole position, ela ultrapassaria.
Sainz propõe novo tipo de punição na F1
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.