Conteúdo especial

Marcas de Vettel, Schumacher e cia: confira todos os recordes que Verstappen pode quebrar na F1 2023

Piloto holandês da Red Bull também pode superar façanhas de Ascari, Clark e Alonso, além de si mesmo; confira

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Sebastian Vettel, Aston Martin, talk at the end of the race

Após vencer no GP da Hungria e fazer com que a Red Bull chegasse ao recorde da McLaren de triunfos consecutivos na Fórmula 1, o holandês Max Verstappen pode chegar a outras marcas históricas da categoria em 2023.

Desde sua estreia na F1, o piloto vem quebrando diferentes tipos de recordes, desde ser o mais jovem a correr em um GP, o mais novo a marcar pontos e o mais jovem a vencer uma corrida, além de subir no lugar mais alto do pódio o maior número de vezes em um ano.

O editor recomenda:

No entanto, Verstappen nunca se cansa de buscar mais e ele tem a chance de colocar seu nome na história ainda mais. E um passo pode ser superar a si mesmo: após vencer 16 GPs em 2022, ele pode ampliar o próprio recorde em 2023, já estando a 'somente' oito triunfos de 'se ultrapassar' na F1.

Aliás, se continuar sua sequência de vitórias consecutivas atual, que vai de Miami até a Hungria, ele poderá ultrapassar Sebastian Vettel e sua imparável temporada 2013 com a Red Bull, quando o alemão venceu nove corridas seguidas entre Bélgica e Brasil. Max já tem sete triunfos consecutivos.

A propósito, se Verstappen vencer mais oito vezes em 2023, ele passará o percentual mais alto de vitórias em uma temporada, estabelecido pelo italiano Alberto Ascari, que registrou 75% no campeonato de 1952.

Se superar essas marcas, é provável que Max também estabeleça o recorde de pontos em uma temporada, precisando marcar 'só' 174 dos 318 pontos em jogo. Das 302 unidades possíveis até o momento, Max conquistou 281. E o recorde de momento é do próprio Max, com 454 em 2022.

Verstappen também pode superar Vettel com relação à maior vantagem entre o campeão e o vice: Max tem de ficar 156 tentos à frente do segundo colocado, já que Seb ficou 155 pontos à frente do espanhol Fernando Alonso, então piloto da Ferrari, em 2013

Além disso, tudo parece indicar que Max será tricampeão e, ademais, liderando muitas voltas, e é aí que ele pode continuar a quebrar recordes, como o de maior número de voltas lideradas e o de porcentagem de giros na primeira posição em um único ano, porque ele só precisa ser o primeiro em 203 das 646 voltas restantes no ano se quiser o primeiro dos recordes, também pertencente a Vettel. Quanto à porcentagem, Max tem de liderar 411 voltas se quiser bater o escocês Jim Clark.

Para liderar tantas voltas, Verstappen vai querer largar da pole position. Nisto, aliás, ele também poderá ser recordista no recorte de uma temporada: caso largue da posição de honra mais nove vezes, supera, de novo, Sebastian Vettel.  

No entanto, se ele não largar em primeiro lugar em tantas ocasiões e se alternar outras posições de grid além da 1ª para a 4ª, 7ª, 9ª, 10ª ou 14ª, ele poderá ser o piloto com o maior número de vitórias em diferentes posições no grid. Por enquanto, Fernando Alonso o supera por duas posições no momento, portanto, se um recorde não cair, pode ser outro, ou até mesmo nenhum, se as circunstâncias assim determinarem.

O que ele provavelmente vai superar é o número de pódios em uma campanha, já que, se tiver oito no restante da temporada, ele melhorará seu recorde e chegará a 19 troféus conquistados. No entanto, para igualar a marca em termos de porcentagem, ele terá de estar presente em todas as cerimônias, já que o alemão Michael Schumacher alcançou a perfeição em 2002 com a Ferrari ao estar presente em todas as 17 que foram realizadas.

Parte disso, claro, é possível graças ao grande número de GPs em uma única temporada, que aumenta a cada ano e chegará a 24 em 2024, mas não há como duvidar da habilidade e da qualidade de pilotagem de Max Verstappen.

Os recordes que Verstappen pode quebrar na temporada de 2023 da Fórmula 1

  • Maior número de vitórias em um ano: 16 de Max Verstappen
  • Maior número de vitórias consecutivas: 9 de Sebastian Vettel
  • Melhor porcentagem de vitórias em um ano: 75 para Alberto Ascari
  • Mais pontos em um ano: 454 de Max Verstappen
  • Maior diferença de pontos para o segundo colocado: 155 de Sebastian Vettel
  • Maior número de voltas lideradas em um ano: 736 por Sebastian Vettel
  • Melhor porcentagem de voltas lideradas em um ano: 71,47 para Jim Clark
  • Maior número de pole positions: 15 de Sebastian Vettel
  • Maior número de vitórias em posições diferentes: 9 de Fernando Alonso
  • Maior número de pódios em um ano: 18 para Max Verstappen
  • Melhor porcentagem de pódios em um ano*: 100 por Michael Schumacher

Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #240 - McLaren de Senna/Prost e Red Bull de Verstappen estão na mesma prateleira?
Próximo artigo F1: Por que sprint na Bélgica representa um desafio para as equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil