TOP-5: As lendas do automobilismo, por Rainer Schlegelmilch
Famoso fotógrafo de Fórmula 1, Rainer W. Schlegelmilch, dá sua opinião sobre cinco grandes nomes de todos os tempos que viu durante a carreira de 55 anos no automobilismo
Rainer Schlegelmilch, cujos arquivos foram adquiridos pelo Motorsport Network no ano passado, foi capaz de estar próximo dos heróis do automobilismo para fotografar imagens de tirar o fôlego.
Aqui, ele dá sua opinião dos personagens por trás dos capacetes e você pode navegar mais de suas fotos icônicas no Motorsport Images.
Ayrton Senna
"Senna era um piloto muito, muito sério. Ele estava sempre pensando em Deus e eu lembro de vê-lo em seu último ano na McLaren, em 1993, lutando com Ron Dennis. Ele queria sempre vencer. E ele me mostrou o lado bom de seu personagem quando deu uma vitória ao seu melhor amigo na Fórmula 1, Gerhard Berger. Isso foi uma surpresa para mim. Um ego como o de Senna e outro como Berger, foram capazes de compartilhar esse momento. Isso foi muito, muito raro na Fórmula 1."
Jochen Rindt
"Ele era um alemão louco, vivendo na Áustria, tendo uma licença da Áustria, e ele era um cão selvagem quando entrou, e estava muito focado, apenas guiando, ganhando. Eu tenho fotos de 1963, estava muito impressionado por esse cara e alguém me disse ‘é austríaco e ele vai se tornar um grande piloto um dia’, e aconteceu. E no final de sua carreira, a partir de 68, ele sempre foi um playboy. Era inteligente, um showman, com mulheres bonitas. Então esse foi um piloto diferente."
Jackie Stewart
"Comigo ele sempre foi muito aberto. Eu era alemão, estava sempre longe dos colegas ingleses porque a Fórmula 1 era britânica na época. Apenas por meio dos meus contatos com jornalistas, eu me aproximei. Esses caras e eu fomos apresentados ao Jackie e falei com a [sua esposa] Helen. E isso foi muito legal, uma amizade muito familiar e ainda temos isso até hoje. Eu lembro que há alguns anos ele disse 'Rainer, quando você estiver a caminho de Silverstone, venha à minha casa, almoce conosco”, e isso foi inacreditável para mim. Nenhum outro piloto jamais disse isso, talvez Jacky Ickx. Muito amigável, tenho ótima conexão e nos respeitamos muito e estamos muito próximos. E, claro, uma das razões é que envelhecemos juntos."
Jim Clark
"Para mim, Jim Clark foi o herói do meu tempo preto e branco. Eu me lembro quando ele morreu em Hockenheim, foi um dos dias mais tristes da minha vida, porque Clark era um super-humano e ninguém podia acreditar que ele poderia ter um acidente. Ele era o melhor piloto, sempre estava ganhando e sempre estava aberto e muito feliz. O dia estava tão ruim quando ele morreu, e eu não conseguia entender que eu amava um esporte que matava suas melhores pessoas. Isso foi muito estranho. Todos os outros esportes não são tão perigosos, mas um esporte que mata suas melhores pessoas, isso foi... eu tive um longo tempo para superar aquele."
Michael Schumacher
"Ele era, no começo, fantástico para a Alemanha, é claro. Os alemães precisavam de alguém que estivesse familiarizado e você via isso com quantas pessoas assistiam à TV no seu auge. Michael era ótimo. Mesmo para mim, era muito difícil entrar em contato com ele quando estava no topo de sua carreira.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.