“Uso de tokens não reduz custos da F1”, diz chefe da Toro Rosso
Franz Tost quer que FIA dê mais liberdade às fábricas para igualar as unidades motrizes e trazer mais competitividade







Com as unidades de potência da Mercedes dominando a Fórmula 1 no último ano e meio, o chefe da Toro Rosso, Franz Tost, espera que a FIA reveja os regulamentos técnicos.
Quando perguntado o que precisa mudar na F1 para torná-la melhor, ele falou à Autosport: "O que as pessoas querem ver? Brigas, ultrapassagens e diferentes equipes lutando pelo campeonato.”
"Como isso pode ser alcançado? Só se tiver paridade nas unidades de potência. Atualmente há uma unidade de potência à frente e muito longe do resto. E com os nossos regulamentos, com os tokens, os outros fabricantes de motor não estão autorizados a desenvolver como querem.”
"Se alguém está tão à frente e os outros não estão autorizados a desenvolver, nunca vamos ter igualdade.”
"A igualdade, no meu ver, é um dos temas-chave para garantir corridas interessantes. Porque se Mercedes, Ferrari, Red Bull e McLaren estiverem lutando pelo campeonato chegando às últimas duas ou três corridas, as pessoas se interessariam.”
"Mas atualmente as pessoas não estão interessadas, porque sabem o resultado de antemão. Então, para mim o desenvolvimento dos motores deveria ser livre."
Para Tost, o sistema de tokens não tem tido sucesso em ajudar os fabricantes a reduzir os custos de desenvolvimento motor.
"A razão pela qual nós instituímos tokens é reduzir custos, mas no final ficou mais caro", acrescentou.
"Se você está na frente, já investiu o dinheiro, mas se você não está na frente, você tem que investir esse dinheiro mais tarde – o que é muito mais difícil por causa dos regulamentos. Você é forçado a encontrar um caminho, o que se torna complicado no final."
"Pessoalmente, preferiria uma especificação de motor apenas, mas perderíamos os fabricantes, e eles são importantes para a imagem da Fórmula 1."
"Espero que mais fabricantes entrem, mas temos de dar a eles a possibilidade de chegar em um bom nível e diminuir a diferença depois. Você não pode fazer isso com este regulamento atual, onde só estamos autorizados a desenvolver mediante a um certo número de tokens."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.