Vandoorne acredita que já consegue atuar como Alonso
Stoffel Vandoorne acredita que agora é mais capaz de produzir o mesmo tipo de desempenho em circunstâncias difíceis do companheiro de equipe McLaren, Fernando Alonso
A temporada de estreia de Stoffel Vandoorne na F1 coincidiu com o complicado último ano da McLaren com a Honda e o belga, particularmente, em comparação ao bicampeão Fernando Alonso, continuou impressionando.
A McLaren mudou o fornecimento de motores para a Renault em 2018 e, embora não tenha conseguido escapar de uma batalha apertada no meio do grid, Vandoorne está muito mais próximo do desempenho de Alonso.
O belga se classificou uma posição atrás do espanhol em todos os três GPs da temporada, em média 0s25 mais lento, com destaque para o oitavo lugar no Bahrein depois de cair para último na largada.
Vandoorne disse que estava começando a imitar o desempenho de Alonso em cenários mais difíceis.
"Ele sabe como superar algumas coisas, como construir seu fim de semana em direção àqueles momentos críticos", disse Vandoorne sobre a experiência de 17 anos de Alonso.
"É um dos seus pontos fortes, sejam quais forem as condições e circunstâncias, ele sempre se entrega 99% e que para mim foi muito bom aprender".
"Eu definitivamente sinto que me tornei muito mais forte e sou capaz de fazer isso sozinho muito mais agora, sempre que as condições são difíceis ou a situações complicadas".
A falta de ritmo de uma volta da McLaren no começo da temporada deixou a equipe incapaz de chegar à parte final da classificação até o momento.
Alonso traduziu essa desvantagem no sábado para grandes jogos no domingo, e está em sexto no campeonato de pilotos com 22 pontos.
Vandoorne, que só tem seis pontos e sofreu mais na última corrida na China do que nas duas primeiras, insiste que aceita o desafio de ser companheiro de equipe de Alonso de forma positiva.
"Eu tenho uma ótima referência, sei exatamente quando estou lá, lutando pelos últimos centésimos, estamos ficando 100% fora do pacote", disse.
"Se eu quiser ser campeão mundial um dia, vou ter que vencer um campeão mundial. É bom ter isso".
Durante a sua dura iniciação na Fórmula 1, Vandoorne foi eliminado da primeira parte da qualificação para as primeiras cinco corridas de 2017, enquanto Alonso progrediu cada vez mais.
Ele admitiu que precisava de uma "visão e expectativa completamente diferentes" de sua carreira júnior, na qual ganhou títulos na Fórmula Renault 2.0 Eurocup, Fórmula Renault 3.5 e GP2.
"Definitivamente foi uma mudança de mentalidade", disse ele. "Sabíamos que no ano passado foi muito difícil marcar um ponto, então é uma abordagem muito diferente”.
"No começo, talvez tenha sido um pouco difícil, mas você aprende a lidar com as coisas durante uma temporada e o meio até o final é muito bom”.
"Você estabeleceu novos desafios para si mesmo e, no final, foi muito significativo superar as dificuldades e os diferentes problemas que tivemos".
Confira o guia do circuito de Baku
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.