Conteúdo especial
Fórmula 1 GP do Azerbaijão

Vandoorne: Briga de Vettel e Hamilton é o que os fãs querem

Em sua coluna no Motorsport.com, belga analisa o difícil GP do Azerbaijão e dá seu ponto de vista sobre o incidente entre os líderes do campeonato

Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32

Stoffel Vandoorne

Vandoorne foi contratado para um lugar em tempo integral na McLaren, substituindo Jenson Button, que está em ano sabático.

Stoffel Vandoorne, McLaren, engineer Tom Stallard
Stoffel Vandoorne, McLaren
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, leads Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-17
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Stoffel Vandoorne, McLaren
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32
Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32

Não é segredo que todos na McLaren-Honda tinha expectativas relativamente baixas para o GP do Azerbaijão. Nossas previsões para o fim de semana eram baseadas no desenho da pista não ser muito favorável para nós, e também sabíamos que teríamos muitas punições de motor. Nada realmente jogava a nosso favor.

Desde o início dos treinos, nos concentramos no setup de corrida, porque sabíamos que íamos largar do fundo. Acho que ficou claro que mesmo se tivéssemos enfrentado um fim de semana normal, teria sido difícil no quali, porque estávamos perdendo muito tempo na reta. 

No domingo, nosso objetivo era escapar dos problemas. Vimos nos treinos que muitos pilotos cometeram erros e, com os pneus tão difíceis de aquecer, havia uma chance de que pudesse acontecer a mesma situação na corrida.

Fiz um bom começo e fiz o primeiro pit stop bastante cedo para usar os supermacios. A partir daí, tínhamos muito, muito bom ritmo com ar limpo.

Infelizmente, tive um pouco de azar com o Safety Car, porque significava que muitos teriam um pit stop e conseguiram sair à minha frente ainda. Então, com a bandeira vermelha, eles colocaram um jogo de supermacios e não ganhei nada com os incidentes que aconteceram.

De qualquer forma, continuamos com tudo após o último reinício e nosso ritmo foi bastante decente. Infelizmente, tivemos problemas com o pneu da frente, então tivemos que fazer uma parada extra, e isso significou que tínhamos que aumentar nosso ritmo para tentar pegar as Saubers à nossa frente.

Os pontos estavam ao alcance porque nosso ritmo era promissor. Estávamos na verdade 1s5 por volta mais rápido que as Saubers, mas, infelizmente, nossa velocidade em reta não era boa o suficiente para ultrapassá-los.

Fernando conseguiu entrar na zona de pontos, e acho que um top-10 para ambos os carros era possível. Teria sido bom ter feito isso pela equipe e devo dizer que o feito de Fernando nos deu um pouco de alívio, depois de todo o trabalho duro que todo mundo fez.

Claro que o principal ponto de discussão após a corrida de Baku foi o incidente entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton e é claro que há muitas opiniões diferentes sobre o que aconteceu.

Sempre é difícil julgar as coisas completamente a partir de imagens, mas foi uma reação estranha de Seb. Quando você está no calor do momento e quando você está lutando pela vitória, a emoção te guia.

Sob outro ponto de vista, acho que a controvérsia foi positiva. Essa grande rivalidade e a grande luta pelo campeonato é exatamente o que os fãs querem ver.

Não estou dizendo que o que Seb fez foi certo ou errado, mas pelo esporte, ter essa emoção é definitivamente uma coisa boa.

Outro assunto que gostaria de falar é que fiquei encantado ao saber que os promotores do GP da Bélgica fizeram uma ala especial para meus fãs neste ano. Isso permitirá que todos se juntem e me apoiem, o que será ótimo.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa espera corrigir “falta de sorte” recente na F1
Próximo artigo Coluna do Felipe Massa: a corrida que eu poderia ter vencido

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil