Foto viralizada de Norris ilustra como McLaren saiu do buraco na F1
Engenheiro brasileiro que passou pela categoria, Rico Penteado revela a mudança nos bastidores do time britânico com o jovem piloto

Uma das equipes mais tradicionais da história do esporte a motor, a McLaren vive um 'ressurgimento' na Fórmula 1. Depois de quatro anos de penúria, o time britânico foi um dos destaques de 2019 e terminou o campeonato no quarto lugar entre os construtores. Em 2020, a escuderia começou a temporada com o pé direito e já subiu ao pódio com Lando Norris, terceiro colocado no GP da Áustria.
Leia também:
O britânico, aliás, é símbolo do novo momento da McLaren. O piloto é apontado como um dos responsáveis pelo bom ambiente da equipe e chamou a atenção após o GP da Hungria, quando foi flagrado ajudando o time a desmontar os boxes em Budapeste. "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, faça-o acompanhado. Foram três longas semanas para minha equipe, achei que poderiam aproveitar mais um par de mãos", disse o inglês.
"If you want to go fast, go alone. If you want to go far, go together." - 3 long weeks for my team. Thought they could use a couple more hands. 🧡 pic.twitter.com/4LIizGuDh8
— Lando Norris (@LandoNorris) July 19, 2020
A foto de Norris no 'trabalho pesado' viralizou nas redes sociais e é representativa do atual 'espírito' da McLaren, que segue firme em sua retomada após o sofrido período com Fernando Alonso, bicampeão da F1.
O espanhol integrou a equipe entre 2015 e 2018 e era apontado como o principal responsável pelo clima pesado do time de Woking, especialmente nos três primeiros anos, marcados pela fracassada parceria com a Honda, então fornecedora de motores da escuderia britânica.
Na última temporada de Alonso com a McLaren, a equipe passou a ser impulsionada pela Renault, que tinha o brasileiro Ricardo Penteado como responsável pelos motores franceses na categoria máxima do automobilismo.
'Rico', como é conhecido, trabalhou com o bicampeão em 2018 e também com Norris em 2019. E o engenheiro relata como o britânico e seu companheiro espanhol Carlos Sainz renovaram o ambiente da McLaren. É o que você confere no vídeo exclusivo do Motorsport.com:
"Uma das coisas que aconteceram com a McLaren tendo o Fernando, que, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores pilotos das últimas décadas, e tendo a Honda, que infelizmente o motor não funcionava bem, é que tinha uma tensão que não estava legal", disse Rico.
"A equipe estava muito longe da ponta, então bons engenheiros foram para outras equipes. Bons mecânicos foram naturalmente para outras equipes, então o nível operacional da McLaren baixou."
"Eu vi coisas que aconteciam em pit stops e em treinos em Barcelona (onde acontece a pré-temporada da F1) muito tristes para uma equipe desse tamanho. Então acho que esse ambiente foi pesando muito."
"Quando chegaram o Carlos [Sainz Jr.] e o Lando [Norris] na equipe, acabou aquele peso monstro que todo mundo tinha nos ombros. Quando você vai na garagem da McLaren e vê os mecânicos, você tem a impressão de que está saindo da escola."
"Tem 'moleque' de 20, 25 anos, com muita vontade. E deu uma coesão na equipe fenomenal. E o Lando Norris é muito louco. Ele e o Daniel [Ricciardo]... Não sei qual é o mais maluco dos dois", seguiu Penteado.
"Mas ele é muito humano, muito gente boa. Domingo, quando acaba a corrida, os mecânicos e os engenheiros, todo mundo, desmontam a garagem. Os pilotos [geralmente] fazem o debriefing e já vão embora. O Lando desmonta a garagem com a galera."
"Ele pega a empilhadeira e leva caixa para os contêineres. O cara se mistura com os mecânicos. E não é 'calculado'. Ele é assim. Quando tem esse tipo de relação, o mecânico, se tem algum problema no carro, vai trabalhar 1000% para resolver o 'pepino'."
"Ele não quer deixar o piloto dele, que ele aprecia tanto, com problemas. Não vou dizer que, com o Fernando, eles não tinham essa vontade... Mas, quando você, no começo da corrida, sabe que o carro não está legal e que o seu piloto vai reclamar, não dá a mesma vontade."
"Então a relação que teve entre o Carlos, o Lando e a equipe McLaren foi muito legal. Eu acho que vai ser difícil segurar a McLaren nessa espiral em que eles estão agora", completou o engenheiro brasileiro.
Top-5: Quem são os maiores pilotos da rica história da McLaren na Fórmula 1?
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da McLaren na Fórmula 1































































Podcast Motorsport.com debate críticas a Hamilton e recebe Eric Granado; ouça
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Em megaoperação, Dacia mira astro brasileiro para completar 'seleção' do Dakar 2026

F1 - Bortoleto responde a Marko: "Tenho certeza de que vou provar que ele está errado"

Diretor de 'Ainda Estou Aqui', Walter Salles tem carreira vitoriosa como piloto, com títulos e inspiração em Fittipaldi


F1: Norris aponta fator que dá à McLaren a melhor dupla do grid em 2025

F1 - Villeneuve: McLaren não dará prioridade a Norris nesta temporada

F1: Norris declara que McLaren está pronta para disputa interna pelo mundial
Últimas notícias

F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP do Japão em tempo real

MotoGP: "Bagnaia recebeu um impulso de confiança necessário", diz chefe da Ducati

MotoGP: Martin diz que Márquez o ajudou a se recuperar de lesão

Rubens Barrichello segue jornada 'silenciosa' com filho no WEC: "Olho para Dudu com um sonho"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.