Verstappen: Circuitos de alta não são mais 'dolorosos' para a RBR
Piloto holandês da Red Bull destaca que a equipe não sofre mais tanto com o déficit de potência em função da melhoria da Honda
Max Verstappen acredita que a Red Bull está se afastando de performances "muito dolorosas" em pistas de alta na Fórmula 1. Segundo o piloto, o sentimento negativo da Honda em relação a esses circuitos também está desaparecendo.
O holandês venceu duas corridas com a Honda até agora em 2019, na Áustria e na Alemanha, mas também teve o ritmo para terminar no pódio na Grã-Bretanha, onde a Red Bull desfrutou de sua corrida mais competitiva em Silverstone em vários anos.
Nova fornecedora de motores da Red Bull desde o começo desta temporada, a Honda está oferecendo confiabilidade superior à Renault, que equipava o carro austríaco até o fim do ano passado.
Verstappen acredita que a Red Bull está progredindo "absolutamente" com sua meta de pré-temporada: conseguir vitórias em todos os tipos de circuito. "No ano passado, essas pistas de alta foram definitivamente muito dolorosas", disse ao Motorsport.com.
"Neste ano estamos perto da Mercedes. A Ferrari está, claro, voando na reta, mas eles têm menos downforce. Nós ficamos bem contra eles [Ferrari], mas às vezes eles têm essa vantagem como em Silverstone, onde eles tiveram uma pequena vantagem [nas retas]”.
"Aconteceu basicamente o mesmo em Hockenheim, foi a pista perfeita para eles. Então sabemos que ainda podemos melhorar o nosso carro. E do lado do motor, a Honda está trabalhando forte”, ponderou o holandês.
"Sabemos o que temos nas próximas corridas e tudo é muito planejado e medido, sem qualquer risco tolo. Tudo é muito estruturado e eu gosto disso. A Honda não é imprudente com modos de motor e outras coisas”.
Verstappen disse que estava "um pouco preocupado" com o GP da Grã-Bretanha, onde a Red Bull estava bem fora de ritmo em 2018, mas a equipe teve seu desempenho mais forte em relação à era do motor turbo-híbrido V6.
E embora os circuitos de Spa e Monza provavelmente se adaptem melhor ao pacote da Ferrari, a Honda - que está pensando em quando introduzir outro upgrade no motor - não está assustada.
"Não temos certeza se podemos chamar de medo, mas o sentimento negativo em relação aos circuitos de alta está cada vez menor", disse Masashi Yamamoto, diretor-executivo da Honda, ao Motorsport.com.
"Para Spa e Monza, não éramos tão ruins no ano passado. Foi muito melhor do que as nossas expectativas. A questão era como gerenciar o motor, e melhoramos muito isso depois da Áustria. Agora temos menos ‘medo’ em relação a esses circuitos”, ponderou.
O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, acredita que a equipe está ficando "cada vez mais perto" de estar na briga em todos os lugares. "A Áustria demanda potência, Silverstone também e fomos competitivos em ambos", disse.
"Em Hockenheim, fomos muito competitivos na qualificação e, em seguida, o carro mais rápido na corrida. Em meio à variante de circuitos, conseguimos dar um bom passo em frente", comemorou o dirigente britânico.
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. São sete presenças no lugar mais alto do pódio. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.