Verstappen critica “entediante” e “inútil” GP da Austrália
Holandês diz que teria desligado a televisão se fosse um fã e acredita que falta de ultrapassagens é mais problema dos carros do que do circuito
Piloto da Red Bull, Max Verstappen afirmou que teria desligado a televisão durante o “completamente inútil” GP da Austrália se estivesse assistindo à prova como fã.
A abertura da temporada em Melbourne teve pouca ação não só em relação a ultrapassagens concretizadas, mas também em batalhas roda a roda, com apenas cinco manobras acontecendo após a primeira volta.
A potencial luta pela vitória ficou frustrada já que Lewis Hamilton não conseguiu se aproximar o suficiente para desafiar Sebastian Vettel, algo frequentemente mencionado pelos pilotos pelo fato de os carros com mais pressão aerodinâmica não serem aptos a seguir os rivais de perto no circuito de Albert Park.
Verstappen teve uma corrida particularmente frustrante, afirmando que achou a prova “muito entediante”.
Questionado como a corrida teria sido para os fãs, Verstappen respondeu sem rodeios: “Completamente inútil. Eu teria desligado a TV.”
“Foi muito entediante. Você faz o seu melhor para tentar algo, eu estava na distância de DRS o tempo inteiro, mas não há nada que você possa fazer.”
Verstappen passou quase que a corrida inteira preso atrás de carros mais lentos, já que foi ultrapassado por Kevin Magnussen, da Haas, após a largada.
Ele seguiu de perto o dinamarquês pelas primeiras voltas, mas não conseguiu a ultrapassagem. Depois, ele rodou na Curva 1, algo causado por um dano pelo que acredita o próprio piloto e a equipe.
Isso o fez ficar atrás de Nico Hulkenberg, a quem ele também não conseguiu passar. Contudo, ele acabou se recuperando graças ao safety car e terminou em sexto, embora tenha ficado preso atrás de Fernando Alonso por 27 voltas.
Seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, conseguiu uma manobra sobre Hulkenberg no começo da corrida, mas ficou preso atrás da Haas de Romain Grosjean e da Ferrari de Kimi Raikkonen.
Verstappen disse: “[Os carros da Haas] Eram 1s mais lentos que a Ferrari. Eles tiveram sorte de ficar em nossa frente.”
“E aqui você não consegue ultrapassar. Olhe Hamilton e Vettel. E foi a mesma história com Alonso. Eles eram muito mais lentos, mas não dá para ultrapassar. Você tenta, mas não faz diferença alguma.”
“Mesmo que você esteja 1s5 mais rápido, ainda assim não é possível ultrapassar.”
A FIA previu que ultrapassagens seriam difíceis em Albert Park e acrescentou uma terceira zona de DRS para a corrida, mas Verstappen insistiu que isso “não ajudaria” a resolver o problema.
Ele afirmou que a questão não é o circuito: “É mais em relação aos carros, porque aqui não havia problemas com ultrapassagens.”
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.