Verstappen diz que entrada de Vettel nos boxes contribuiu para erro no Q3
Piloto da Red Bull afirmou que entrada de Vettel nos boxes contribuiu para sua escapada de pista
Max Verstappen foi o piloto que esteve mais próximo de tirar a pole de Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP da Estíria de Fórmula 1. No entanto, o piloto da Red Bull cometeu um erro em sua última tentativa e perdeu a chance de largar à frente. De acordo com o holandês, a entrada de Sebastian Vettel nos boxes contribuiu para seu deslize.
O alemão da Ferrari, que foi apenas o décimo mais veloz do dia, estava reduzindo a velocidade para entrar nos boxes quando Verstappen contornava penúltima curva, o que acabou contribuindo para seu erro, por conta do excesso de água e baixa visibilidade naquele ponto.
Questionado sobre o motivo do erro, o holandês explicou: "Eu acho que foi Seb indo para os boxes - você não consegue ver nem a cor do carro [na chuva]. Saí de frente por causa disso e depois abri demais na curva - como se tivesse entrado na zebra na saída e depois perdido o carro. Então eu escorreguei com as quatro rodas na última curva. Mas de qualquer forma, não foi uma volta suficiente para vencer Lewis".
Verstappen explicou que ele achou o Q3 mais difícil do que as duas primeiras partes do classificatório, com os carros virando tempos mais altos do que no Q2 por conta da chuva que apertou nos minutos finais, principalmente no segundo setor da pista.
"De modo geral o quali foi bom - apenas Q1 estava muito cheio", disse o holandês. “Você não conseguia ver nada, sempre tinha que um pouco de espaço para poder dar uma volta. Então, na primeira parte do treino, eu não tive uma volta livre, mas ainda assim estava tudo bem. Acho que a pista também não foi tão ruim de dirigir.
"E com esses carros, com esses pneus enormes é incrível - você não enxerga nada quando está a seis segundos do carro à sua frente. Mas tudo estava indo bem - mesmo no Q2. Na verdade acho que foi tudo muito bom. Mas no final começou a chover um pouco mais e o setor dois estava se ficando mais complicado".
"Então eu não pude melhorar minhas últimas duas ou três voltas - mas foi bom o suficiente para ir para o Q3. E a terceira parte da classificação foi muito difícil, pelo menos para mim. Havia muitas poças de água".
"Perdi bastante aderência e não parecia tão bom quanto no primeiro no Q1 e no Q2, mas é claro que terminar em segundo foi um bom resultado".
Veja o Q4 com Ricardo Maurício e ouça nosso podcast com Felipe Drugovich:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.