Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
Lista é curta e reúne nomes que deixaram a marca no esporte
Max Verstappen conquistou o quarto título mundial no GP de Las Vegas e subiu na lista de pilotos com mais campeonatos na Fórmula 1. Essa é a quarta vitória consecutiva do piloto desde 2021 e o coloca entre nomes especiais da categoria.
Quais pilotos têm quatro títulos de F1 ou mais?
- Michael Schumacher: 7 títulos mundiais
- Lewis Hamilton: 7 títulos mundiais
- Juan Manuel Fangio: 5 campeonatos mundiais
- Alain Prost: 4 campeonatos mundiais
- Sebastian Vettel: 4 títulos mundiais
- Max Verstappen: 4 campeonatos mundiais
Os tetracampeões mundiais de Fórmula 1
Prost, Vettel e Verstappen são, a rigor, os tetracampeões mundiais de F1, mas é claro que o pentacampeão Fangio ou os heptacampeões Schumacher e Hamilton também passaram pela marca de quatro títulos.
Títulos do campeonato de F1 de Juan Manuel Fangio
Juan Manuel Fangio, Maserati, no Grande Prêmio da Alemanha de 1957, seu quinto campeonato mundial.
Fangio é o piloto americano mais bem-sucedido da história da F1, e foi por muitos anos, até ser empatado em 2002 e ultrapassado em 2003, o piloto com mais títulos na história.
O argentino conquistou seu primeiro título na segunda temporada da história do Campeonato Mundial, em 1951, com a Alfa Romeo. Seguiram-se dois títulos consecutivos para Alberto Ascari, antes que Fangio recuperasse o trono.
O segundo campeonato mundial de Fangio foi em 1954, com a Maserati e a Mercedes, depois ele se tornou o primeiro tricampeão mundial em 1955, com a montadora alemã, antes de se tornar o primeiro tetracampeão mundial com a Ferrari um ano depois.
E, finalmente, em 1957, Fangio ganhou seu quinto campeonato mundial com a Maserati, o primeiro pentacampeão da história da F1.
Títulos do campeonato de F1 de Alain Prost
Alain Prost, da Williams, comemora seu quarto título de Fórmula 1 no Grande Prêmio de Portugal de 1993.
Prost foi, por quase uma década, o segundo piloto de F1 com mais títulos. Ele ganhou seu primeiro campeonato mundial em 1985 e o segundo em 1986 com a McLaren.
Nelson Piquet interrompeu sua sequência em 1987 e Ayrton Senna o ultrapassou em 1988, mas Prost se tornou tricampeão mundial em 1989 após seu duelo épico com o brasileiro na McLaren.
Quatro anos mais tarde, Prost se tornou o segundo tetracampeão da história da F1 em 1993 com a Williams, mas se aposentou naquela temporada e não conseguiu mais igualar Fangio.
Títulos do campeonato de F1 de Michael Schumacher
Michael Schumacher comemora seu sétimo campeonato mundial com a Ferrari na Bélgica em 2004
Michael Schumacher é o piloto com o maior número de títulos na história da F1, embora Hamilton agora seja igual a ele. É claro que ele é bicampeão, tricampeão, tetracampeão, pentacampeão, hexacampeão e tetracampeão.
Schumacher ganhou seu primeiro campeonato mundial em 1994 com a Benetton e tornou-se bicampeão um ano depois, em 1995, também com a Benetton.
Depois de se transferir para a Ferrari, ele não conseguiu conquistar o título até 2000, quando venceu seu terceiro campeonato mundial, e então começou uma era gloriosa de cinco coroas que o levaram a se tornar tetracampeão em 2001, pentacampeão em 2002, igualando-se a Fangio, e em 2003 o primeiro piloto da história a vencer seis campeonatos mundiais. Em 2004, ele aumentou sua contagem para sete títulos sem precedentes, e é aí que ele deixaria seu recorde.
Títulos do campeonato de F1 de Sebastian Vettel
Vettel comemora seu quarto campeonato mundial de F1 no Grande Prêmio da Índia de 2013.
Sebastian Vettel detém o recorde de piloto mais jovem da história a vencer um Campeonato Mundial de F1, conquistando-o em 2010, com 23 anos e 4 meses de idade, superando o recorde anterior de Fernando Alonso em 2005 (24 anos e 1 mês). Depois de uma temporada dominante novamente com a Red Bull em 2011, ele se tornou bicampeão e entrou para o clube dos "tricampeões" em 2012, depois de outro final emocionante.
Em 2013, ele conquistou seu quarto título consecutivo, empatando com Prost no pódio de todos os tempos (do qual foi mais tarde retirado por Hamilton), mas então veio a era turbo-híbrida e a era de ouro da dupla Vettel-Red Bull chegou ao fim.
Títulos do campeonato de F1 de Lewis Hamilton
Hamilton comemora seu sétimo título de F1 no Grande Prêmio da Turquia de 2020
Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título de F1 com a McLaren em 2008, apenas em seu segundo ano na categoria, e, embora tenha tido que esperar até sentir o gosto do sucesso no campeonato mundial novamente, ninguém ganhou mais campeonatos do que ele, apenas Schumacher conseguiu o mesmo.
Depois daquele primeiro com a McLaren, os outros foram todos com a Mercedes, que, no início da era do motor híbrido V6 Turbo, estava um ou dois passos à frente dos demais, permitindo que Hamilton se tornasse bicampeão em 2014 e tricampeão em 2015.
Embora Rosberg tenha interrompido sua sequência em 2016, ninguém diminuiu o ritmo de Hamilton nos quatro anos seguintes, e ele igualou Vettel e Prost como tetracampeão em 2017, igualou Fangio como pentacampeão em 2018, ultrapassou-o como hexacampeão em 2019 e empatou com Schumacher como heptacampeão em 2020. Parecia que ele poderia em breve superar o recorde de todos os tempos e chegar a oito títulos, mas seu maior rival apareceu....
Os títulos do campeonato de Max Verstappen na F1
Max Verstappen, Red Bull Racing, campeão mundial de pilotos de F1 em 2024
Verstappen tinha a tarefa de impedir que Hamilton, em 2021, conquistasse seu oitavo campeonato mundial e estabelecesse um novo recorde. O holandês venceu lá, depois de uma batalha emocionante e histórica com o britânico, seu primeiro campeonato mundial e, em seguida, sem contestação, tornou-se bicampeão mundial em 2022 e tricampeão em 2023, conquistando ambos os títulos por várias margens de corrida.
Agora, em 2024, ele conquistou seu quarto título consecutivo na F1, tornando-se apenas o sexto piloto da história a conquistar esse número de títulos, todos com a Red Bull. Será que ele conseguirá igualar Fangio ou até mesmo os números de Hamilton e Schumacher? Só o tempo dirá.
VERSTAPPEN TETRA! Max confirma taça na VITÓRIA DE RUSSELL em 1-2 da Mercedes: Rico Penteado analisa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.