Fórmula 1 Testes do Bahrein

Verstappen elogia novos carros da F1: "Não são mais incontroláveis ao seguir"

Para atual campeão da categoria, monopostos de 2022 estão mais equilibrados que os da geração anterior e será "divertido" pilotá-los em pistas de alta

Lando Norris, McLaren MCL36, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen disse que a nova geração de carros da Fórmula 1 não terá mais momentos "incontroláveis" de understeer ou oversteer ao seguir outro. A categoria revisou seus regulamentos técnicos para a temporada de 2022, concentrando-se na redução do ar sujo que sai dos monopostos permitir corridas mais próximas e mais ação na pista.

O feedback inicial dos pilotos sobre as mudanças foi positivo após a abertura da pré-temporada em Barcelona no mês passado, embora muitos não tenham tido tempo para acompanhar adequadamente os carros à frente.

Leia também:

No entanto, as sessões do Bahrein entregaram vários momentos em que os competidores correram juntos, dando a eles a chance de ler melhor o quanto o vácuo melhorou.

O atual campeão da F1, Verstappen, acreditou que foi feito um passo decente à frente, percebendo que o carro não ficou mais desequilibrado de repente ao seguir outro.

"Eu acho que está melhor", disse ele no sábado no Bahrein. "Ao menos, menos melhor que o ano passado, quando de repente, atrás de alguém, sofria com understeer ou oversteer. Era incontrolável."

"Quando estou atrás de alguém agora, percebo que perco downforce, mas isso acontece na frente e atrás. Então torna mais previsível e controlável."

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A mudança na filosofia do carro resultou em novos estilos de direção, em grande parte devido ao aumento do peso que tornou os monopostos menos ágeis em curvas de baixa velocidade, mas Verstappen não crê que estejam mais difíceis de pilotar no limite.

"Isso também depende do equilíbrio da máquina, é claro", disse ele. "Como tivemos muito understeer ou oversteer no ano passado, também foi difícil pilotar aquela."

"Guiar qualquer carro no limite é difícil, então acho que é praticamente a mesma coisa."

Questionado se achava que os carros seriam bons para correr nos próximos anos, Max respondeu: “Isso depende um pouco dos circuitos que iremos".

"Esses carros são muito mais lentos nas curvas de baixa porque são mais pesados. Em uma pista com muitas curvas desse tipo, será menos divertido de pilotar para nós.

"No entanto, quando formos a circuitos com muitas curvas rápidas, será realmente divertido de pilotar."

Verstappen VOA, Ferrari se mantém forte, ALONSO 'fisga' P4, HAMILTON faz alerta e RED BULL se renova

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim do segundo dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Luke Smith
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Equipes da F1 discutirão mudança no regulamento para evitar "guerra do espelho"
Próximo artigo F1: Ferrari diz que carro de 2022 ainda não é capaz de vencer corridas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros