Verstappen: Não faz sentido estar na F1 se ultrapassagem sobre Leclerc for punida
Após grande vitória no GP da Áustria, holandês critica possibilidade de punição por incidente com Leclerc em Spielberg

Após a sensacional vitória no GP da Áustria, conquistada depois de ultrapassagem sobre Charles Leclerc com direito a toque entre os dois pilotos, Max Verstappen disse que não vale a pena “estar na Fórmula 1” se esse tipo de manobra for punido.
Verstappen ultrapassou Leclerc faltando três voltas para o final da corrida, mas os dois tiveram um toque de roda a roda, enquanto Leclerc tentava manter a liderança do fora de traçado. O incidente está sob investigação dos comissários. Imediatamente após o GP, Verstappen questionou: “É difícil. Se essas coisas não são permitidas nas corridas, então qual é o objetivo de estar na Fórmula 1?".
Pole position com a Ferrari, Leclerc dominou a maior parte da corrida e parecia estar no controle. Já Verstappen largou mal com a Red Bull e caiu de segundo para sétimo, no que aparentava ser o fim de suas chances de vitória em Spielberg.
Depois de perder uma vitória na F1 pela segunda vez nesta temporada, tendo em vista o problema no motor de sua Ferrari no GP do Bahrein, Leclerc disse: “No geral, a corrida foi boa. No final, eu tive uma degradação um pouco maior do que pensei e Max voltou à carga”.
Questionado sobre o incidente com o rival holandês, Leclerc preferiu não cravar nada. "Vou deixar os comissários decidirem. No carro, foi bem claro o que aconteceu, mas eu não sei como pareceu do lado de fora. Vamos ver qual é a decisão”, comentou o monegasco, que estava claramente descontente no pódio em Spielberg (veja fotos na galeria abaixo):
"Eu estava do lado de fora, assim como antes", disse Leclerc. “Na volta anterior, foi completamente tranquilo, ele deixou o espaço para a largura do carro na saída da curva, mas ele não fez isso na outra volta. Eu tive que ir para fora da pista e então não tive nenhuma chance de defesa. É uma pena".
Polêmicas à parte, a vitória de Verstappen também é significativa para a Honda, em seu primeiro ano na parceria com a Red Bull. O triunfo na Áustria é o primeiro para a fabricante japonesa desde seu retorno à categoria em 2015.
“Você podia ver nas retas que eu também tinha bom ritmo para podermos fazer as ultrapassagens. Estou extremamente feliz por toda a equipe e também pela Honda. Ganhar aqui é incrível”, disse Verstappen.
GALERIA: Pódio do GP da Áustria de Fórmula 1
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.