Verstappen renova com Red Bull até o fim de 2028; contrato é o mais longo da história da F1
Somados aos dois anos que o holandês já possuía com a Red Bull, acordo totaliza mais sete anos de serviços do campeão à Red Bull
A Red Bull confirmou na manhã desta quinta-feira (03) que o campeão Max Verstappen será piloto da equipe na Fórmula 1 até o final de 2028, após assinar uma extensão de cinco anos ao seu contrato, somando aos dois que já estavam previstos.
Christian Horner, chefe da Red Bull, chamou o acordo de "uma real declaração de interesse" com a equipe austríaca mapeando seu futuro. O holandês já tinha um contrato para 2022 e 2023 após uma extensão anunciada no começo de 2020. Acredita-se que essa duração total de sete anos seja o contrato mais longo já assinado por um piloto na história da F1.
Após vencer o título de 2021, Verstappen brincou que gostaria de seguir com a equipe por "10 a 15 anos", com o consultor Helmut Marko confirmando logo após que as negociações pela extensão já haviam começado.
Antes da Red Bull oficializar o acordo, informações da imprensa holandesa sugeriam que o contrato poderia valer até 50 milhões de euro por ano a Verstappen (aproximadamente R$285 milhões).
Apesar da Red Bull ter perdido o apoio financeiro da Honda, a equipe fechou um patrocínio máster com a Oracle e um acordo de 150 milhões de dólares com a plataforma de criptomoedas Bybit. Junto com o teto orçamentário da categoria, esses acordos deram à equipe a confiança para gastar o quanto quisessem com sua estrela.
Max Verstappen took his first F1 world title last year in Abu Dhabi
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
"Eu realmente gosto de ser parte da Red Bull, então a escolha para ficar até 2028 foi bem fácil", disse o campeão. "Eu amo essa equipe e ano passado foi simplesmente incrível, nosso objetivo desde 2016 era vencer o campeonato e fizemos isso, então agora temos que tentar manter o #1 no carro".
O contrato garante que Verstappen estará na equipe nos três primeiros anos do novo ciclo de motores, que se inicia em 2026. A Red Bull Powertrains já está trabalhando em um projeto para o novo regulamento.
Ter Verstappen a bordo a longo prazo dá à Red Bull uma mão forte nas negociações com o Grupo Volkswagen sobre um possível fornecimento de motores, e em discussões com qualquer outra montadora que queira formar uma parceria com a equipe.
"Ter Max com a Red Bull até o fim de 2028 é uma verdadeira declaração de intenção", disse Horner. "Nosso foco imediato é manter o título de Max, mas o acordo também mostra que ele é parte de nossos planos a longo prazo".
No momento, Verstappen possui um acordo para seguir na equipe por mais tempo do que seu chefe, com o contrato de Horner indo até o fim de 2026.
F1 DEBATE: Quais as CERTEZAS e DÚVIDAS sobre a pré-temporada da Espanha
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.