Vettel aponta principal fraqueza da Ferrari frente às rivais
Para o tetracampeão, o SF1000 tem arrasto demais, deixando a equipe com uma velocidade de reta menor que seus rivais
Nesta quinta-feira, Sebastian Vettel terminou sua participação nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 com o carro de 2020 da Ferrari. Somente hoje o alemão completou 144 voltas, além de fazer o melhor tempo que a equipe italiana fez nesta pré-temporada. Mesmo assim, ainda ficou mais de um segundo atrás da melhor volta até aqui, de Valtteri Bottas na última sexta.
A Ferrari diminuiu suas expectativas para o início da temporada durante os testes, afirmando estar um passo atrás da Mercedes e da Red Bull. O foco da equipe foi melhorar a habilidade de fazer curvas com o novo carro - um dos problemas do ano passado - mas com isso, a velocidade de reta também foi comprometida.
Leia também:
Perguntado pelo Autosport / Motorsport.com sobre a performance em curvas, Vettel explicou que, enquanto o carro melhorou nesta área, agora está atrás na velocidade de reta.
"Posso sentir que o carro está melhor. Acho que o Setor 3 está melhor", disse Vettel. "Nós sabemos também que para melhorar nisso, perdemos em outra área. Temos algum trabalho para fazer, estamos mais devagar do que queremos nas retas porque temos arrasto demais".
"Estamos cientes disso, mas o objetivo era trazer mais downforce para o carro, o que acho que conseguimos. O terceiro setor parece melhor, mas obviamente saindo dali para a Curva 1 não parece tão bom quanto no ano passado".
"Certamente nas curvas é onde sinto a diferença, e onde melhoramos, mas parece que os outros estão ainda mais rápidos. Acho que esse é o ponto que estamos. Há muito trabalho para fazer".
Vettel disse que a decisão de favorecer um carro com mais downforce tem o objetivo de melhorar a performance da Ferrari nas corridas. A equipe teve nove pole positions ano passado, mas venceu apenas três vezes.
"Nós trabalhamos muito durante as férias e acho que nosso carro evoluiu. Atualmente tem mais arrasto, mas acho que estamos alertas", disse Vettel. "Estamos nos esforçando para nos livrarmos do arrasto e tornar o carro mais eficiente. Mas também acreditamos que em dias de corrida, nos dará uma vantagem. Acho que será essencial desenvolver o carro, porque não estamos muito rápidos agora".
A Mercedes chegou a afirmar que a Ferrari estaria subutilizando sua unidade de potência - algo que a equipe negou - para esconder seu ritmo real. Enquanto Vettel concordou que é muito dfícil comparar as equipes da frente devido aos programas de testes variados, ele disse que a performance da Ferrari ainda não impressionou o paddock da F1.
"Eu acho que se você olhar para as grandes equipes, ninguém está tentando fazer algo muito grande", disse. "Acho que a maior parte do trabalho é feito nos bastidores e você realmente não vê".
"Estou curioso para ver onde estaremos na Austrália. Mas, com certeza, não estamos deixando a melhor impressão agora. Não estou preocupado e se realmente estiver assim, vamos saber em algumas semanas - não agora, nem amanhã".
Veja imagens da quinta-feira em Barcelona
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Hamilton revela participação na escolha de coadjuvante de filme com Brad Pitt sobre F1
F1: “Exigente" Alonso vem surpreendendo cúpula da Aston Martin nos primeiros dias de equipe
F1: Ocon revela que ficou "muito doente" nas férias devido a vírus pulmonar
Últimas notícias
F1 - Villeneuve avisa Verstappen: Você não conseguirá vencer na Aston Martin
F1: Confira os bastidores do primeiro dia de Hamilton na Ferrari
Hamilton escala ex-F1 para ajudá-lo em compra de equipe da MotoGP, diz jornal italiano
F1: Ferrari define dia do primeiro teste de Hamilton
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.