Vettel explica comentário misterioso em rádio na China
Piloto alemão da Ferrari mandou mensagem intrigante para a equipe italiana após perder para as Mercedes no treino classificatório
Sebastian Vettel finalmente explicou o misterioso comentário que fez para a equipe Ferrari no rádio depois de perder para os rivais da Mercedes na qualificação para o GP da China, milésima corrida da história da Fórmula 1 (veja galeria abaixo).
Após o treino classificatório em Xangai, o alemão foi informado por seu engenheiro de que sua volta só era boa o suficiente para o terceiro lugar no grid, a três décimos da dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Quase imediatamente, o tetracampeão respondeu em tom frustrado: “Nós tínhamos essa pole. Nós tínhamos. Mas sabemos porque perdemos. Sabemos”.
Seus comentários levaram a especulações de que um misterioso problema lhe custou a tentativa pela pole no setor final do circuito. A suspeita foi ainda mais acentuada quando filmagens a bordo mostraram que seu carro não acelerava tão bem quanto deveria nas retas.
Questionado sobre o assunto em Baku, Vettel explicou que seu comentário no rádio foi de fato em resposta ao tempo que ele perdeu naquele trecho. O alemão esclareceu que a causa foi um vento contrário que também afetou outros carros.
"Vimos a direção do vento mudando um pouco", disse Vettel. “Com toda a honestidade, isso me ajudou muito na primeira parte da pista, mas me atrapalhou no segundo setor. Então você sempre tem aquela sensação de: ‘se não fosse por isso...’. Ganhei na primeira parte e perdi na segunda. Se, por um toque de mágica, tivesse sido duas vezes a favor, teria sido melhor!”.
Sebastian Vettel, Ferrari
Photo by: Jerry Andre / Sutton Images
Após a qualificação, Vettel verificou os dados para comparar seu desempenho com outros carros e percebeu que não sofreu sozinho. Seu ex-companheiro Kimi Raikkonen foi outro que perdeu tempo por causa do vento. O impacto foi tamanho que o veterano finlandês inicialmente pensou que havia sofrido uma perda de energia.
Vettel acrescentou: “Dentro do carro, perdi muito tempo naquele setor, mas acho que isso vale para todos. Depois da qualificação, pude confirmar. Acho que perdi cerca de dois décimos naquela sequência, mas que sei que outras pessoas também perderam tempo. Naquela hora eu não sabia, pensei que era só eu! É por isso que disse aquilo no rádio”.
O GP da China foi o milésimo da história da Fórmula 1. Confira as melhores imagens da histórica corrida:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationPrincipais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.