Vettel rouba melhor tempo de Alonso no final do primeiro treino livre
Em sessão movimentada apenas nos últimos 45 minutos, Rosberg se coloca entre as Ferrari enquanto Schumacher bate

Em uma sessão de treinos livres em que os pilotos ficaram mais nos boxes do que na pista, Sebastian Vettel fez o melhor tempo em uma última tentativa, já com o cronômetro zerado, desbancando Fernando Alonso por pouco mais de um décimo. Nico Rosberg foi o terceiro e Felipe Massa, a seis décimos do piloto da Red Bull, foi o quarto. Os pilotos da McLaren ficaram em quinto e sexto, com Lewis Hamilton à frente. Rubens Barrichello foi o 13º. Mark Webber não chegou a treinar, com problemas no câmbio.
A sessão foi disputada com calor de 25ºC e cerca de 35ºC de temperatura de pista e o fato dos pilotos, usando um jogo de pneus, terem melhorado suas marcas até o final, indica que o pneu macio aguenta bem em Mônaco.
Sem o jogo de pneus extra que a Pirelli vinha disponibilizando às sextas-feiras, as carros demoraram a ir para a pista. Faltando uma hora para o final do treino, apenas Kartikeyan e Sergio Perez tinham marcado voltas rápidas.
Um vazamento de água na linha de chegada molhou parte da pista, mas não chegou a interromper os trabalhos inicialmente.
Era a hora dos estreantes provarem a pista. Além de Perez, saíram Pastor Maldonado, Jerome D'Ambrosio e Pastor Maldonado. Melhor para o venezuelano, que foi o mais rápido com 1min21s287.
Os carros das equipes grandes saíram à pista com cerca de 45 minutos para o final da sessão. Mark Webber foi um dos primeiros a sair, deu uma volta lenta, parecendo ter problemas, e voltou aos boxes. Abandonou a sessão com problemas de câmbio.
Felipe Massa aproveitou para fazer o melhor tempo, baixando a marca de Maldonado em 1s5. O brasileiro viria a baixar ainda mais seu tempo, com 1min18a582, antes da sessão ser interrompida com 40 minutos para o final justamente para o reparo do vazamento de água. Naquele momento, Rubens Barrichello era o quinto e Sebastian Vettel já era terceiro.
No reinício da sessão, Lewis Hamilton tirou a ponta de Massa, baixando o tempo em mais 0s446.Não demorou para Nico Rosberg ser ainda mais rápido e ser o primeiro a baixar de 1min18. O próximo a sentir o gostinho de liderar a sessão foi Fernando Alonso, logo antes que uma bandeira amarela atrapalhou novamente o treino. Vitantonio Liuzzi bateu sua Hipania na saída do túnel, após perder a freada.
Com a pista liberada, Hamilton voltou à ponta, um décimo mais rápido que o espanhol. Enquanto isso, Sebastian Vettel ia subindo aos poucos na tabela de tempos, e Barrichello era o décimo.
Com 16 minutos para o final da sessão, Massa voltou à ponta, 34 milésimos à frente do piloto da McLaren.
Era uma questão de tempo até que Vettel assumisse o primeiro lugar, com 1min17s309, a 3 milésimos do brasileiro.
Com sete minutos para o final, Michael Schumacher, que vinha em nono lugar, bateu na Saint Devote. Na volta da bandeira amarela, Alonso e Rosberg superaram a marca de Vettel, numa final de sessão de muito tráfego na pista. Logo, o alemão respondeu, sendo o primeiro a baixar de 1min17.
Alonso ainda daria uma volta voadora e se colocaria novamente à frente, mas Vettel estragou a festa do espanhol e fechou a primeira sessão com um 1min16s619.
O ritmo forte dos ponteiros fez com que Pastor Maldonado, primeiro fora a Red Bull de Vettel, a Mercedes de Rosberg, Ferrari e McLaren, terminasse a quase dois segundos do melhor tempo.
Confira o resultado da 1ª Sessão de Treinos Livres
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.