VÍDEO: Red Bull faz pit stop 'espacial' com gravidade zero na Rússia
A Red Bull se tornou a primeira equipe na história da Fórmula 1 a fazer um pit stop em condições de gravidade zero
Depois de quebrar três vezes o recorde de velocidade de pit stops na Fórmula 1, a Red Bull se tornou a primeira equipe a fazer uma troca de pneus em gravidade zero. O time de Milton Keynes enviou um grupo de mecânicos para realizar a façanha no centro de treinamento dos astronautas russos.
O time passou uma semana se preparando no centro de treinamento de cosmonautas Yuri Gagarin, localizado na Cidade Estelar, na Rússia. Para realizar a façanha, foi utilizado um avião, modelo Ilyushin II-76K, que permite aos ocupantes experimentarem a ausência de gravidade por cerca de 20 segundos quando aeronave faz vôos parabólicos a 33 mil pés de altitude.
Veja o vídeo do feito histórico da Red Bull:
Os membros da equipe admitiram que trocar os pneus do RB1, primeiro carro da equipe na F1, lançado em 2005, foi um desafio maior do que imaginaram.
"A experiência nos forçou mais do que eu imaginava", disse o chefe do time de mecânicos, Joe Robinson. "Você só percebe o quanto você depende da gravidade quando não tem nenhuma".
"Isso desafia você a pensar e operar de formas diferentes, mas foi brilhante. Honestamente, foi uma oportunidade única na vida. Eu poderia ter ficado lá e feito isso por um mês. Foi fantástico. Acho que foi a coisa mais legal e divertida que a equipe de demonstração já vez em um carro".
A Red Bull não é a primeira na F1 a colocar um carro em gravidade zero. Em 1999, David Coulthard experimentou as mesmas condições com um carro da McLaren em um evento promocional de um de seus patrocinadores.
Veja galeria de imagens do pit stop 'espacial' da Red Bull:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.