Villeneuve destaca som de motor 12 cilindros em carro do pai
Em homenagem aos 40 anos da primeira vitória de Gilles Villeneuve, exatamente em Montreal, campeão de 1997 pilota Ferrari; veja imagens
Em 1978, Gilles Villeneuve, pai de Jacques Villeneuve, levou sua Ferrari 312 T3 à vitória no primeiro GP do Canadá a ser realizado no então recém-construído circuito da Ile Notre-Dame, em Montreal. Essa foi a primeira das seis vitórias de Gilles na F1.
O carro – o mesmo da vitória, há 40 anos – foi então vendido ao baterista do Pink Floyd, Nick Mason, nos anos seguintes. Porém, infelizmente, ele acabou sendo batido durante uma demonstração (Mason não estava dirigindo), mas foi totalmente consertado. A Ferrari foi então vendida para Marc Muzzo, um empresário de Toronto.
Jacques Villeneuve, que havia dirigido apenas uma das Ferraris de seu pai no passado – a 312 T4 (1979) na pista de testes de Fiorano em 2012 – guiou no último domingo antes do GP do Canadá de F1 a T3 (1978) ao redor do circuito de 4,4 km que leva o nome de seu pai para o deleite dos milhares de fãs presentes, de sua mãe Joann e sua irmã Mélanie.
"Foi muito bom. Sim, eu gostei. Acenei para a plateia e acho que os fãs gostaram do fato de eu ter dirigido este carro aqui hoje”, disse Jacques Villeneuve ao Motorsport.com após o evento.
"Eu não conseguia ouvi-los aplaudir, porque o som do motor de 12 cilindros em linha era muito alto, mesmo em velocidades lentas como essa. Posso dizer-lhe que este motor parece fantástico.”
“A ideia era que eu liderasse o desfile dos pilotos, mas os carros deles estavam muito devagar. Eu não tive outra escolha senão passar os dois caminhões que estavam à minha frente porque a temperatura da água estava ficando um pouco alta. Então, fui até a quarta marcha nas retas, pois precisava esfriar o motor. ”
Villeneuve percebeu rapidamente que precisaria se ajustar ao carro. “Eu tive que reverter para frear com o pé direito, porque a coluna de direção passava entre os meus dois pés. A caixa de pedais da Ferrari T4 era diferente e eu podia fazer a frenagem com o pé esquerdo. Enfim, foi uma experiência maravilhosa, uma homenagem fantástica à vitória do meu pai aqui há 40 anos”, concluiu Villeneuve.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.