Reações
Fórmula 1 GP da Alemanha

Villeneuve: Erro de Vettel pode dar asas a Hamilton

Campeão mundial de 1997 compara o erro de Sebastian Vettel na Alemanha com o que ele cometeu em Cingapura no ano passado

Sebastian Vettel; Ferrari SF71H crashed out of the lead

Jacques Villeneuve, campeão mundial de F1 em 1997, acredita que o erro de Sebastian Vettel era fácil de cometer, mas que pode sair muito caro para o piloto alemão.

O canadense compara a situação do GP da Alemanha 2018 com a vivida no GP de Cingapura de 2017, onde Vettel, Raikkonen e Verstappen se tocaram na largada e deixou a vitória para Lewis Hamilton. O britânico venceria duas das três corridas seguintes, para conquistar seu quarto título.

"É um erro muito fácil de cometer. Você nunca sabe quanta água há. Foi desnecessário porque ele tinha a liderança e à frente de seu companheiro de equipe. Mas foi muito custoso. Isso me lembra que o efeito pode ser semelhante ao de Cingapura em 2017. Lewis estava completamente deprimido, todo mundo o odiava e tudo o mais... Essa foi a atitude dele inclusive antes da corrida. Seus comentários foram totalmente derrotistas. E ele sai com 25 pontos", disse o ex-piloto canadense ao Motorsport.com.

Leia também:

"Isto foi o que aconteceu em Cingapura, se bem me lembro. E desde então foi imbatível. Ele mentalizou durante três ou quatro corridas que ninguém poderia vencê-lo. E talvez seja isso que vemos a partir de agora. Pode ter colocado Lewis em um estado de espírito muito positivo ao mesmo tempo."

Villeneuve acredita que Vettel tinha que estar consciente da situação complicada do asfalto alemão no domingo e desacelerar, evitando correr riscos.

"Quando você está em segundo ou terceiro vê o líder, reduz. Kimi tinha reduzido e, em seguida lhe diziam o que está acontecendo porque eles também diminuíram a velocidade. É fácil dizer de fora que, com frequência, um erro tão estúpido. Mas foi fácil cometer nessas condições. Agora a batalha está completamente aberta.”

Villeneuve também comentou sobre as ordens da equipe da Mercedes, que impediu uma intensa luta entre Bottas e Hamilton nas últimas voltas após o Safety Car.

"Ordens de equipe são normais. Por que as pessoas deveriam ficar desapontadas? As equipes estão tentando ganhar o campeonato. Eles fazem o que for preciso para conseguir", concluiu.

In this article
Sergio Lillo
Fórmula 1
Jacques Villeneuve
Lewis Hamilton
Sebastian Vettel
Ferrari
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Não há precedente para infração de Hamilton, diz Whiting
Próximo artigo Hartley: Experiência do endurance me ajudou a pontuar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros