Villeneuve: “Massa pode ser último grande piloto do Brasil”
Companheiro de Felipe em 2005 na equipe Sauber, canadense campeão em 1997 relembra bons momentos ao lado do brasileiro











A preocupação pelo futuro do Brasil na Fórmula 1 não está apenas na mente do torcedor brasileiro. O campeão de 1997, Jacques Villeneuve, também se confessou pessimista com o futuro do país na Fórmula 1 após a aposentadoria de Felipe Massa.
Perguntado pelo Motorsport.com em Interlagos sobre qual seria o legado de Felipe na F1, o campeão de 1997 disse que Massa pode ser lembrado nos próximos anos como o último bom nome do Brasil na categoria.
“Massa pode ser o último grande piloto brasileiro em muito tempo”, falou.
“Não há ninguém atrás dele. Temos tido uma grande história de pilotos brasileiros no decorrer dos anos, algo carregado até este ano. E não vejo nada vindo depois. Ele vai estar na história, com certeza.”
Na Fórmula 1 entre 1996 e 2006, Villeneuve foi companheiro de Massa na Sauber em 2005. Naquela temporada, o brasileiro derrotou o canadense por 11 pontos a 9 no campeonato de pilotos. Jacques recordou o tempo que passou ao lado de Felipe na F1.
“Foi muito divertido. Ele foi um grande companheiro de equipe, porque havia muito respeito entre nós, o que era bem legal.”
“Ele sempre trabalhou muito. Ele sabia o que queria aqui na Fórmula 1, era um piloto muito rápido. A energia foi muito boa, eu realmente gostei. Tive muitos companheiros de equipe, mas Felipe provavelmente foi o mais legal que tive.”
“Aquela não foi uma boa temporada, não tivemos um grande momento. O carro não era muito bom. Mesmo tendo sinergia com o companheiro, quando o equipamento não é bom não tem muito o quê você falar de bom.”
O canadense relembrou também o incidente que se envolveu com Massa, em Mônaco. Ambos disputavam posição dentro da zona de pontos, quando o Jacques tirou Felipe da pista por uma manobra na primeira curva da pista e acabou batendo.
“O pior momento daquele ano foi quando acabamos nos envolvendo em uma confusão em Mônaco. Não nos tocamos, mas nós dois saímos na primeira curva. Quando voltamos para o box, Peter (Sauber) gritou muito conosco (risos). Este foi o ponto baixo.”
O único ponto a lamentar para Villeneuve é o fato de Massa não ter sido campeão em 2008. “Ele está na Fórmula 1 há muito tempo e chegou em um ponto que está feliz para sair. Isso é bom. A única pena foi que ele não venceu o campeonato quando ele merecia, mas mesmo assim ele ainda teve uma grande carreira.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.