Williams contrata Rowland como "jovem piloto"
A Williams contratou Oliver Rowland para o papel de "jovem piloto oficial da equipe" para a temporada 2018 da Fórmula 1
Oliver Rowland, que terminou o campeonato da Fórmula 2 em terceiro lugar 2 no ano passado, pilotará o carro da Williams no teste da temporada em Barcelona e realizará um programa intenso no simulador.
"Estou emocionado por trabalhar com a Williams", disse Rowland ao Motorsport.com. "Eu vou fazer muito trabalho na fábrica e vou guiar o carro no teste de novatos em Barcelona e possivelmente um pouco mais durante o ano, dependendo do meu desempenho".
O britânico, que foi piloto de desenvolvimento da Renault no ano passado, disse que as negociações com a Williams começaram antes do teste da Pirelli em Abu Dhabi, mas ele admite que não estava perto de conseguir uma vaga de piloto titular.
"No final da temporada eu estava avaliando várias opções e a Williams era uma delas. Havia um assento livre e nós estávamos olhando para essa opção, mas ficou claro que não era possível, havia pilotos com um perfil superior ao meu. Não posso dizes que estive perto de me tornar um piloto regular".
Rowland assegura que houve a possibilidade de continuar na Renault, mas ele acreditava que Williams lhe ofereceu uma melhor oportunidade para progredir em curto prazo.
"Eu tinha um papel na Renault e a opção de continuar estava na mesa, mas sua formação parece mais estável para os próximos dois ou três anos. A Williams me dá a oportunidade de me juntar a uma equipe que terminou na frente da classificação do ano passado. Fazer parte de uma equipe britânica com esta história é magnífico. Espero poder dar uma boa imagem e ganhar um lugar na equipe. Quero lutar por uma vaga de titular”.
Rowland combinará suas atribuições na F1 com um programa de corridas no WEC com a equipe Manor em LMP1 durante a super temporada 2018/19.
"Isso vai me dar a experiência de outro campeonato. Esperamos que existam grandes nomes no WEC e ainda há um bom trabalho a fazer e também posso me testar nesse ambiente. Eu sempre quis não ser apenas um piloto de Fórmula 1, mas ganhar corridas e campeonatos. O cargo na Williams vai me aproximar e continuar acelerando".
"Eu tenho que ampliar os horizontes e fazer coisas diferentes do que fiz até agora. Não acho que isso afete minha progressão em longo prazo e eu aprenderei com diferentes carros e pessoas".
A vice-diretora da equipe britânica, Claire Williams, deu as boas-vindas ao piloto.
"Estou encantada por ter seus serviços, um piloto jovem e talentoso. Ele correu em muitos circuitos da F1 e sua experiência e conhecimento complementarão a equipe de engenheiros".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.