Recomendado para você

Susie Wolff mantém processo de difamação contra FIA 'em andamento'

Caso de 2023 da chefe da F1 Academy contra órgão regulador do esporte continua ativo

Susie Wolff, Managing Director of F1 Academy

Susie Wolff confirmou que sua ação legal contra a FIA ainda está em andamento. Em 2023, o órgão regulador anunciou que analisaria se a posição de Toto Wolff, marido de Susie, como chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1 poderia criar um conflito de interesses.

Leia também:

A disputa, iniciada em dezembro de 2023, foi rapidamente abandonada em 48 horas, quando a FIA confirmou que estava satisfeita com as medidas implementadas para garantir a conformidade. Mas, apesar de ter durado apenas um curto período, a chefe da F1 Academy acreditava que o dano à sua credibilidade já havia sido causado.

"Eu me recusei a ser tratada dessa forma", disse ela ao The Times. "Isso gerou uma enorme quantidade de artigos duvidando de minha integridade". Nove das 10 equipes de F1 divulgaram declarações praticamente idênticas após a notícia, negando que tivessem reclamado sobre esse suposto conflito de interesses.

"As pessoas podem ter suas opiniões sobre [se] o que eu faço é bom ou não", continuou Wolff. "Mas isso é algo que não permitirei que aconteça, que as pessoas ataquem minha integridade". Após a investigação, ela abriu um processo contra a FIA alegando difamação, algo que ainda é um "processo em andamento". 

Susie Wolff

Susie Wolff

Foto de: Jeff Spicer / Fórmula 1 via Getty Images

Nem Wolff nem a FIA divulgaram um cronograma para quando isso poderia ser resolvido, mas logo depois do início da investigação original, o órgão regulador divulgou uma declaração: "Após uma revisão do código de conduta e da política de conflito de interesses da Formula One Management e a confirmação de que medidas de proteção apropriadas estão em vigor para mitigar quaisquer conflitos em potencial, a FIA está convencida de que o sistema de gerenciamento de conformidade da FOM é robusto o suficiente para evitar qualquer divulgação não autorizada de informações confidenciais", disse.

 

A FIA não emitiu nenhuma outra declaração desde então, mas está claro que o caso de Wolff continua ativo. Embora haja poucos detalhes específicos conhecidos pelo público, parece que ela continua interessada em chegar a uma conclusão.

Wolff foi apoiado por pessoas como o então piloto da Mercedes, Lewis Hamilton: "Em primeiro lugar, estou incrivelmente orgulhoso de Susie. Acho que ela é muito corajosa e defende valores muito importantes", disse ele. "Ela é uma grande líder e, em um mundo em que as pessoas são silenciadas com frequência, o fato de ela se levantar envia uma mensagem muito importante. E eu adoro o fato de ela ter colocado isso para fora - lutando contra isso de fora, porque há uma verdadeira falta de responsabilidade neste esporte, dentro da FIA, coisas que estão acontecendo a portas fechadas".

"Não há transparência, claramente não há responsabilidade, e nós precisamos disso. Acho que os fãs precisam disso. Como podemos confiar no esporte e no que está acontecendo aqui se não tivermos isso? Portanto, espero que essa posição que ela tomou agora crie mudanças, tenha um impacto positivo, especialmente para as mulheres", concluiu. 

MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Veja quais novatos participaram do TL1 em 2025 até o momento

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros