Bortoleto x Hadjar x Aron: O que está em jogo pelo título da F2
Depois de mais de dois meses parados, categoria vai para o Catar para disputa da primeira de duas etapas decisivas para definir o campeão
A temporada de Fórmula 2 de 2024 tem sido marcada por muitas reviravoltas, com os desafiantes do campeonato indo e vindo. Com uma rodada dupla no Oriente Médio para decidir a questão, quem sairá por cima?
Embora seis pilotos permaneçam matematicamente na briga, há uma clara batalha entre o líder Gabriel Bortoleto e o vice-colocado Isack Hadjar, enquanto Paul Aron está à espreita, pronto para juntar os cacos caso aconteça um desastre com os que estão à frente.
Os três concorrentes restantes têm uma mera chance matemática e precisam que algo drástico aconteça para ter uma chance no trono.
Zane Maloney (terceiro) foi omitido da lista e, apesar de sua posição elevada na classificação, não completará a temporada devido à sua mudança para a Fórmula E com a Abt.
Gabriel Bortoleto - 169,5 pontos
Bortoleto lidera a classificação e tem uma excelente chance de garantir títulos consecutivos na F3 e na F2
Foto de: James Sutton / Motorsport Images
Depois de conquistar o título da F3 em sua temporada de estreia, o brasileiro piloto da Invicta, Bortoleto, está tentando seguir os passos de Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, e conquistar a F3 e a F2 em sequência.
Com sua vaga na Sauber já confirmada para 2025, será interessante ver seu comportamento no paddock do Catar neste fim de semana.
Até certo ponto, a pressão acabou agora que seu futuro está garantido, o que significa que apenas a própria glória está em jogo e não o próximo passo de sua carreira.
Assim como seu sucesso na F3, o piloto paulistano subiu na tabela por meio de pura consistência após um início instável.
Três abandonos consecutivos na corrida de Jeddah e nas duas corridas da Austrália - devido à eliminação de Pepe Marti no início da corrida sprint e, em seguida, a uma falha no sistema hidráulico na corrida - representam o único ponto negativo de sua campanha.
As vitórias nas corridas principais na Áustria e em Monza, a qual saiu do último lugar para vencer de forma extraordinária, o fizeram subir na classificação e entrar na disputa, com apenas duas corridas sprint sem pontuar, após o azar em Melbourne.
Dos pilotos que estão na disputa, Bortoleto é, sem dúvida, o piloto com melhores performances, o que faz dele o favorito para triunfar na próxima quinzena.
Isack Hadjar - 165 pontos
Hadjar tem quatro vitórias em 2024, mas o piloto da Campos não conseguiu vencer em Monza e Baku
Foto de: Red Bull Content Pool
Se Bortoleto está bem, Hadjar, piloto da Red Bull Junior e da Campos, é o oposto. Não faz muito tempo, Hadjar parecia ter a mão no troféu, mas uma sequência catastrófica de resultados fez com que ele cedesse o primeiro lugar e, em meio à indecisão da Red Bull sobre a formação de pilotos para 2025 na RB, potencialmente prejudicasse suas chances de promoção.
Nas últimas 10 corridas, Hadjar marcou pontos em apenas três ocasiões. É verdade que duas delas foram vitórias muito necessárias em corridas principais e a outra foi um terceiro lugar na sprint da Hungria, mas essa não é a forma que qualquer piloto gostaria de levar para o período decisivo.
Dito isso, a longa pausa desde o Azerbaijão pode ser exatamente o que o francês precisava para recarregar as baterias e se refrescar. Se ele recuperar seu ritmo do início da temporada, será um desafio difícil para qualquer piloto superá-lo.
Com quatro vitórias em seu nome - todas em corridas de longa duração - Hadjar tem mais do que qualquer rival nesta temporada, embora, com apenas mais dois pódios em seu nome, a situação pode ser inconstante.
Paul Aron - 133 pontos
Aron fez grande parte da corrida inicial para a Hitech, mas também caiu para trás quando Bortoleto começou a se destacar
Foto de: Formula Motorsport Ltd
Assim como Hadjar, Aron também manteve a liderança do campeonato e, em um determinado momento, parecia ser uma força dominante. Mas, devido a uma combinação de má sorte e erros individuais, o novato da Hitech viu sua candidatura ao título desaparecer.
Com 36,5 pontos de desvantagem, Aron sabe que suas esperanças estão por um fio, e um acidente ou erro pode tirá-lo de cena.
Sem uma vitória, o estoniano liderou a tabela no início devido à sua consistência de sete pódios nas primeiras 13 corridas. Seu recorde nas 11 corridas seguintes, no entanto, foi de zero pódios e o melhor resultado foi o quinto lugar - um de apenas quatro outros resultados em pontos.
Dois sextos lugares marcaram um retorno bem-vindo à pontuação em Baku, mas é preciso muito mais do que isso para levar sua candidatura ao título para Yas Marina.
Crawford, Kimi Antonelli e Martins
A esperada corrida pelo título de Martins não se concretizou de fato
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Se Aron precisa de um resultado especial para conquistar o título, Jak Crawford, Andrea Kimi Antonelli e Victor Martins precisam de um milagre.
O piloto da DAMS, Jak Crawford, está 53,5 pontos atrás; o piloto da Prema, Andrea Kimi Antonelli, está 56,5; e o júnior da Alpine que corre pela ART, Victor Martins, está 76,5. Para este último, basta conquistar todos os pontos disponíveis e torcer para que Bortoleto tenha uma sequência de quatro DNFs. Se Martins perder a pole no Qatar, suas esperanças acabarão.
Isso é uma pena para Martins, que começou o ano como favorito ao título, mas teve dificuldades com o carro nos estágios iniciais antes de descobrir sua forma, terminando em segundo lugar em quatro das últimas oito corridas.
Crawford e Antonelli enfrentam montanhas semelhantes para alguma chance, precisando superar Bortoleto em 15 e 18 pontos cada para levar alguma esperança para Abu Dhabi.
Enquanto Crawford pode acreditar que tem algo a provar - especialmente com a Cadillac pronta para entrar no grid da F1 em 2026 e o provável interesse em contratar um piloto americano - Antonelli já tem sua vaga na F1 definida, com o italiano pronto para substituir Lewis Hamilton na Mercedes no próximo ano.
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas, + |Caio Collet
Watch: TETRA ABSURDO REDEFINE VERSTAPPEN? Max COMPARADO a PROST e cia, McLAREN x FERRARI, Indy. CAIO COLLET
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas, + |Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.