Em prova madura, Nasr é o segundo. Frijns vence sua primeira no ano
Brasileiro poupou pneus, atacou no final e assumiu a vice-liderança da GP2, oito pontos atrás de Stefano Coletti

Após cair da terceira posição para o meio do grid em sua primeira parada nos boxes, o brasileiro Felipe Nasr fez uma excelente prova de recuperação e terminou em segundo lugar, neste sábado, na primeira etapa da GP2 em Barcelona. O vencedor foi o holandês Robin Frijns, que conquistou sua primeira vitória no ano. Jolyon Palmer, companheiro de Nasr na Carlin fechou o pódio.
“Algumas coisas atrapalharam, era uma corrida pra ter vencido, mas conseguimos um importante resultado. O carro está muito bom, principalmente com pneu duro e tenho ainda um jogo de pneus duro para domingo. Então, saindo em sétimo tenho uma boa expectativa para a vitória. A largada é um ponto que preciso melhorar, perdi muito tempo depois tentando ultrapassar os carros e isso me custou a vitória. Tive muitos contratempos e ainda consegui um segundo lugar, então acho que quando as coisas derem certo, a vitória virá”, analisou Nasr ao TotalRace.
Com o resultado, o brasileiro ultrapassou o suíço Fabio Leimer e assumiu a segunda posição no campeonato, com 66 pontos. O líder ainda é o monegasco Stefano Coletti com 74 pontos. Coletti foi o quinto hoje. A segunda etapa em Barcelona será disputada às 5h35 deste domingo, com transmissão do SporTV.
A corrida deste sábado foi disputada com tempo bom e sem grandes incidentes. Na largada, o sueco Marcus Ericsson se manteve na frente e Stefano Coletti pulou para a segunda posição, com Richelmi caindo para terceiro e Nasr, que largara na terceira posição, ficando em quarto. Logo na primeira volta, porém, o brasileiro passou Richelmi e voltou à terceira colocação. Ainda na primeira volta, James Calado e Fabio Leimer se tocaram. O inglês abandonou, enquanto o suíço foi para o fim da grid, após parar nos boxes. Na quinta volta, foi a vez do francês Nathanael Berthon acertar a traseira de Sergio Canamasas. Ambos abandonaram.
O líder Marcus Ericsson foi para os boxes já na sétima volta, deixando a liderança para Stefano Coletti. Na volta seguinte foi a vez de Coletti, Nasr e Richelmi pararem. Os três foram prejudicados por uma bandeira amarela e perderam posições. No meio do pelotão após fazer sua parada, o pole position Marcus Ericsson foi tocado por Sam Bird e abandonou a corrida.
A partir daí o brasileiro se preocupou em poupar pneus para atacar no final da corrida. A estratégia deu certo e, após passar muito tempo em uma virtual sexta posição, ele usou as últimas voltas para encostar no pelotão da frente. Atrás de Nasr, Dillmann e Richelmi se tocaram, mas permaneceram na pista.
Faltando 12 voltas para o final da corrida, Nasr partiu para o ataque. A primeira vítima foi Alexander Rossi, que perdeu a sétima posição na pista para o brasileiro. Na realidade a briga era pelo quinto lugar, já que os líderes Cecotto e Evans ainda não haviam parado.
Na 27ª volta, Cecotto parou, deixando a liderança para seu companheiro Mitch Evans. O venezuelano voltou em 11º. Com a parada de Evans na volta seguinte, Robin Frijns assumiu a ponta, seguido por Palmer, Bird, Coletti e Nasr. Apenas 2,6 segundos separavam os cinco primeiros colocados.
Mais rápido do que seus adversários mais próximos, Nasr pressionou Coletti e o ultrapassou na 30ª volta, assumindo a quarta colocação. Na volta seguinte, o brasileiro deixou Sam Bird para trás e foi para cima de seu companheiro Jolyon Palmer, ultrapassando-o na 32ª volta. Sam Bird tentou aproveitar a manobra do brasileiro e foi para cima de Palmer, mas foi tocado e saiu da pista, abandonando a corrida.
Nasr ainda tentou chegar no líder Robin Frijns, mas o holandês mostrou que ainda tinha pneus, manteve uma confortável diferença para o brasileiro e conseguiu sua primeira vitória no ano.
Classificação final da etapa de sábado em Barcelona:
1. Robin Frijns Hilmer 1h00m38.896s
2. Felipe Nasr Carlin + 3.316s
3. Jolyon Palmer Carlin + 12.290s
4. Jon Lancaster Hilmer + 12.609s
5. Stefano Coletti Rapax + 13.329s
6. Tom Dillmann Russian Time + 14.325s
7. Alexander Rossi Caterham + 17.160s
8. Kevin Ceccon Trident + 17.504s
9. Johnny Cecotto Jr Arden + 24.013s
10. Rio Haryanto Addax + 32.024s
11. Daniel Abt ART + 32.823s
12. Mitch Evans Arden + 35.748s
13. Julian Leal Racing Engineering + 39.922s
14. Jake Rosenzweig Addax + 40.999s
15. Stefano Richelmi DAMS + 42.690s
16. Daniel de Jong MP Motorsport + 43.102s
17. A. Quaife-Hobbs MP Motorsport + 54.532s
18. Fabio Leimer Racing Engineering + 56.946s
19. Simon Trummer Rapax + 57.935s
20. Rene Binder Lazarus + 1 volta
21. Sam Bird Russian Time + 4 voltas
Abandonos:
Kevin Giovesi Lazarus volta 11
Marcus Ericsson DAMS volta 10
Sergio Canamasas Caterham volta 5
Nathanael Berthon Trident volta 4
James Calado ART volta 1
Classifcação do campeonato:
1) Stefano Coletti, 74 pontos
2) Felipe Nasr, 66 pontos
3) Fabio Leimer, 54 pontos
4) Jolyon Palmer, 37 pontos
5) Sam Bird 33 pontos
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários