F2: Lawson vence primeira rodada de Spa com folga; Drugovich é quarto e Fittipaldi, 13º
Neozelandês tomou primeira colocação de Boschung logo no início e administrou prova até o fim; Felipe aproveitou safety car, trocou pneus e foi destaque
Em uma corrida com muitas ultrapassagens, Liam Lawson (Carlin) foi um dos poucos pilotos com poucas ações na primeira corrida do GP da Bélgica de Fórmula 2. O neozelandês tomou a liderança de Ralph Boschung logo no começo da prova e, mesmo com um problema de pneus no início, administrou tranquilamente a vitória. Felipe Drugovich (MP) foi um dos destaques, em quarto, e Enzo Fittipaldi (Charouz), o 13º.
Jack Doohan (Virtuosi) ficou com a segunda colocação e o suíço, que começou na pole position pelo grid invertido do treino classificatório, fechou o pódio em terceiro. Apesar de não ser obrigatório, houveram muitos pit stops na corrida por conta de um carro de segurança, que trouxe muita movimentação ao circuito de Spa-Francorchamps.
A corrida
Antes da prova começar, Jehan Daruvala, da Prema, que largaria na segunda colocação, teve uma má notícia: seu carro teve problemas durante a volta de aquecimento - antes da de apresentação - e ele abandonou. Com isso, a vida do pole, Boschung, ficou facilitada. Théo Pourchaire, adversário direto de Drugovich pelo título, saiu de terceiro e com pista mais livre para buscar o ataque à ponta.
O suíço largou bem e manteve a primeira posição, enquanto Lawson pulou para segundo. Já o francês da ART começou mal e perdeu terreno ao ser ultrapassado pelo neozelandês. Logo na primeira volta, o brasileiro subiu para sexto e foi ao ataque do principal rival no campeonato.
Pouco depois, ainda antes do DRS ser liberado, Lawson tomou a ponta de Boschung sem dificuldades. Pourchaire conseguiu a distância de mais de um segundo sobre Drugovich quando a asa móvel foi permitida e ficou mais confortável na quinta colocação, buscando os rivais à frente.
Na quinta volta, o então líder da corrida disse que seus pneus traseiros estavam superaquecendo e já bem desgastados, o que permitiu a aproximação de Ralph. Mais atrás, Doohan ultrapassou Richard Verschoor (Trident) e subiu ao terceiro posto.
Drugovich aproveitou que Pourchaire ficou 'preso' atrás do holandês e chegou perto do rival mais uma vez, trazendo Marcus Armstrong (Hitech), David Beckmann (Van Amersfoot), Logan Sargeant (Carlin) e Dennis Hauger (Prema) com ele, deixando o top 10 quase todo agrupado. Apesar do problema com os pneus, Lawson conseguiu administrar o desgaste e logo descolou do pelotão, com quase três segundos de vantagem na liderança.
Pourchaire segurou a pressão e se manteve na quinta colocação, enquanto Drugovich teve que se preocupar com a pressão de Armstrong.
Na curva 10, durante a 11ª volta, Sargeant rodou, bateu na barreira de proteção e obrigou a saída do safety car. Com isso, alguns pilotos - incluindo o brasileiro - aproveitaram para ir aos boxes e calçar pneus macios novos. Lawson, Boschung, Doohan, Verschoor, Pourchaire e Armstrong ficaram na pista e não fizeram o pit stop.
O carro de segurança saiu da pista na abertura da 15ª volta. Lawson saiu bem e se manteve confortável na liderança. Drugovich rapidamente ganhou posições e, depois de quase tocar com Jüri Vips (Hitech), logo voltou ao top 10, passando por Fittipaldi, Ayumu Iwasa (DAMS) e Beckmann na sequência para assumir o sétimo lugar.
No 17º giro, o brasileiro já era, com folga, o mais rápido da pista e pulou rapidamente para sexto ao deixar Armstrong para trás. O próximo foi Pourchaire, que ocupava o quinto posto. O brasileiro não teve dificuldades para ultrapassar o francês no começo da última volta e ainda tomou a quarta posição de Verschoor logo em seguida, onde terminou a prova.
Na ponta, Lawson fez uma corrida tranquila após o safety car e garantiu a vitória sem quaisquer sustos, sua terceira na temporada. Doohan ainda superou Boschung no final para terminar na segunda colocação.
Resultado final
F1 AO VIVO: Max VOA mas SAINZ é POLE! DEBATE do quali e MERCADO, com Herta/AlphaTauri e Gasly/Alpine
Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.