Fim de uma era: Família Rosin deixa Prema após mais de 40 anos
Motivos que levaram a família Rosin a deixar a Prema ainda não foram divulgados
A família Rosin, ligada à Prema desde sua fundação em 1983 por Angelo Rosin, anunciou que deixará a equipe que atua nas categorias de formação para a Fórmula 1 e na Indy. A notícia teve um grande impacto no mundo do automobilismo. Ao longo dos anos, a equipe sediada em Veneto viu Grazia Troncon (esposa de Angelo), René Rosin e Angelina Ertsou assumirem cargos de gestão, mas todos deixaram a equipe no início da semana.
A Prema é há muito tempo um dos nomes de destaque no mundo das categorias de base. A equipe conquistou dezenas de títulos em todas as categorias em que competiu, estruturando-se de forma a ajudar vários pilotos em toda a sua ascensão, desde o karting até as portas da Fórmula 1. E, no ano passado, eles se juntaram ao grid da Indy, conquistando a pole position para as 500 Milhas de Indianápolis com Robert Shwartzman.
Robert Shwartzman, Prema Racing
Foto: Michael L. Levitt / Motorsport Images via Getty Images
Desde a década de 1980, a história da Prema se desenvolveu ao longo de vários ciclos, com a família Rosin mantendo uma presença constante em todos eles.
Embora não tenha havido anúncios oficiais, entre 2015 e 2021 a equipe foi controlada por Lawrence Stroll por meio de uma empresa ligada ao empresário canadense. Durante esse período, seu filho Lance construiu toda a sua carreira em monopostos dentro da equipe sediada em Vicenza, desde o fim de sua experiência no kart até sua estreia na Fórmula 1.
Em 2021, a Prema anunciou uma mudança em sua estrutura corporativa, passando para o controle da DC Racing Solutions Ltd., uma empresa suíça já ativa no automobilismo com o projeto Iron Lynx, que tem Deborah Mayer como principal representante.
Sob nova propriedade, a equipe expandiu seu escopo, lançando programas no WEC e na Indy, ao mesmo tempo em que confirmou sua presença nas categorias Fórmula 4, Fórmula Regional, Fórmula 3 e Fórmula 2.
Oliver Bearman, PREMA Racing, Isack Hadjar, Campos Racing
Foto: Formula Motorsport Ltd
Nenhuma declaração oficial foi divulgada sobre os motivos da saída, mas ela certamente gerará reações em todo o mundo do automobilismo. Em mais de quarenta anos de atividade, a Prema conquistou mais de 70 títulos entre campeonatos de pilotos e equipes. Um histórico que reflete apenas parcialmente o impacto da equipe no cenário das fórmulas menores.
60 pilotos que passaram pela equipe participaram das comemorações do 40º aniversário, realizadas há dois anos em Veneza.
Nove pilotos que competem atualmente na Fórmula 1 já correram pela Prema em algum momento. Muitos deles começaram suas carreiras na sede de Grisignano di Zocco ainda jovens, antes de estrearem na Fórmula 1 com um contrato em tempo integral.
Entre os mais recentes estão Gabriel Bortoleto, Kimi Antonelli, Oliver Bearman e Arvid Lindblad, mas a lista de pilotos que cresceram na equipe é particularmente longa.
Com a saída da família Rosin, uma fase histórica chega ao fim para a Prema. A experiência e a estrutura da equipe continuarão sendo uma referência, mas permanece a questão de como o vácuo na gestão será preenchido.
A marca deixada pela família Rosin representa um capítulo na história do automobilismo que será difícil de replicar, tornando o desafio enfrentado por aqueles que assumirem o comando nada fácil.
VINGANÇA de Piastri? VITÓRIA de BORTOLETO? REVIRAVOLTA de Hamilton? Os DUELOS nos times em 2026
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários