Entrevista

Sette Câmara vê como “estranho” domínio de Leclerc na F2

Companheiro do monegasco no kart, brasileiro crê que Prema esteja muito à frente das demais equipes do grid

Charles Leclerc, PREMA Powerteam
Race winner Charles Leclerc, PREMA Powerteam
Charles Leclerc, PREMA Powerteam
Winner Sergio Sette Camara, MP Motorsport
Sergio Sette Camara, MP Motorsport
Winner Sergio Sette Camara, MP Motorsport
Sérgio Sette Camara, Carlin Dallara Volkswagen
Podium: third place Sérgio Sette Camara, Carlin Dallara Volkswagen
Sérgio Sette Câmara, Motopark Dallara F312 - Volkswagen
Sette Camara, Scuderia Toro Rosso STR11
Sette Camara, Scuderia Toro Rosso STR11
Sette Camara, Scuderia Toro Rosso STR11

A temporada de 2017 da Fórmula 2 vem sendo marcada por um domínio avassalador do monegasco Charles Leclerc. Campeão da GP3 no último ano e membro da academia da Ferrari, o piloto iniciou a temporada com uma velocidade impressionante, registrando a pole position nas primeiras oito etapas - embora tenha sido desclassificado após a classificação em Hungaroring (sétima prova).

Mesmo tendo também uma vitória retirada pelos comissários (na corrida 1 na Bélgica), o piloto venceu outras cinco provas, e, com outros dois pódios, ele atualmente lidera o campeonato com 59 pontos de frente para o resto.

Para Sérgio Sette Câmara, piloto brasileiro na F2, o domínio do monegasco não se dá só por qualidade em sua pilotagem. O mineiro acredita que a Prema dê o melhor carro de sua equipe e da categoria a Leclerc.

“Tenho uma opinião formada sobre isso”, iniciou em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

“Cada um tem a sua opinião, mas eu fui companheiro do Charles no kart e sei o quanto ele é bom. Andei com ele de Fórmula 3 em times diferentes e com o mesmo motor (Volkswagen). E muitas vezes ele era o mais rápido de nós, e eu tinha os dados dele para comparar. Para você ter certeza de que um piloto está melhor, você tem que ter a telemetria dele.”

“Vi que ele é um excelente piloto, muito bom e que se adapta bem às circunstâncias de pista. Mas há muito apoio político por trás, o que somado a um piloto bom, é a receita perfeita.”

“O carro da Prema faz uma grande diferença. Claro que ver o (Antonio) Fuoco (companheiro de equipe de Leclerc na Prema e nono no campeonato) não tão bem é um fator. Mas, para ser sincero, acho estranho.”

“Mas ele tem um diferencial, e ninguém ganha no automobilismo com carro ruim. Mas aqui o carro é muito bom, bem melhor que o normal. Acho que o domínio é um pouco demais. Ele é bom, mas temos outros muito bons que não fazem o que ele faz. Mas ele é uma ótima pessoa, não é metido nem nada. Torço para que chegue à Fórmula 1.”

Experiência com a Red Bull

Sette Câmara fez parte do programa de jovens pilotos da Red Bull em 2016 e chegou a até mesmo fazer um teste com a Toro Rosso em Silverstone. No entanto, com uma temporada abaixo da expectativa da Fórmula 3 Europeia, o piloto deixou o time da marca.

O mineiro de 19 anos diz que não sentiu pressão além do normal durante a temporada, e crê que seu maior problema foi outro.

“Este ano está sendo diferente. Sou meio bobão às vezes, não noto muito isso, mas tem uma diferença, é claro”, afirmou.

“Voltou a ser só o meu grupo: O meu pai, o meu manager, meu assessor e todo o meu pessoal lá de BH e tal. É legal, mais leve."

"Mas não acho que o ano da Red Bull foi ruim por conta da Red Bull em si, foi mais porque eu paguei o preço por ter ido do kart para a Fórmula 3 – que foi justamente o que me deu essa oportunidade.”

“Não era experiente, e era só o meu segundo ano nos carros. Tudo o que eu fazia acabava desvalorizado, e isso me pressionava. Não foi a Red Bull, foi a circunstância. Por isso que não noto muita diferença, apesar de que foi uma grande experiência.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sette Câmara fala de vitória, pódios e analisa ano na F2
Próximo artigo Leclerc vence em Jerez e carimba título da FIA F2

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil