Abt pede desculpas por trapaça e confirma saída da Audi na Fórmula E
Em vídeo, Abt se desculpou pela polêmica na prova virtual da F-E e confirmou que não seguirá como piloto da Audi
Após a polêmica na prova virtual da Fórmula E neste final de semana, Daniel Abt confirmou nesta terça-feira sua saída da equipe Audi na categoria, após ser suspenso pela montadora hoje pela manhã.
Abt foi suspenso pela equipe após a confirmação de que ele havia colocado o piloto de eSport Lorenz Hoerzing para correr em seu lugar a etapa de Berlim da Race at Home Challenge, torneio virtual da F-E durante a pandemia.
Em um vídeo de 15 minutos chamado "Minha declaração sobre o escândalo da Fórmula E", divulgado em seu canal pessoal no YouTube, Abt - que não vestia nenhuma roupa da Audi - afirmou que sempre planejou que as pessoas soubessem que era Hoerzing na direção.
"Quando estávamos treinando para o Race at Home Challenge em uma transmissão no Twitch... tivemos uma conversa e a ideia surgiu, que seria engraçado que um piloto virtual fizesse o meu trabalho, para mostrar aos outros, pilotos reais, o que ele é capaz de fazer e usar a oportunidade para correr contra eles".
"Queríamos registrar isso e criar uma história engraçada para os fãs com isso".
Hoerzing não teve seu nome mencionado no vídeo, e Abt acrescentou que ele não esperava a reação controversa que a ideia criaria. Ele também deixou claro que a "troca" foi uma ideia mútua e que não houve dinheiro envolvido.
"É muito importante para mim dizer também que nunca foi minha intenção deixar outro piloto correr por mim, obter um bom resultado e deixar tudo isso escondido para me deixar em uma situação melhor".
"Quando eu participei da corrida no sábado, os outros pilotos reagiram a isso obviamente e perceberam que havia algo de errado. Eu estava ciente disso. Mas nunca foi minha vontade ou ideia manter isso escondido deles. Nós trocamos mensagens em grupos de What's App e eu dei algumas dicas".
Abt foi multado em 10 mil euros (cerca de R$60 mil) pela F-E e o alemão disse que doou imediatamente o valor para uma instituição de caridade que ajuda pessoas com deficiência.
"Logo após a corrida, eu percebi que aquilo não acabaria aí e logo tomou uma direção que eu não conseguiria imaginar nem meus sonhos. Eu entendo que fomos um pouco longe com a ideia. Cometemos um grande erro".
"Eu assumo meu erro, aceito ele e vou sofrer todas as consequências pelo que eu fiz".
"Esse delito virtual tem consequências reais para mim, porque fui informado hoje em uma conversa com a Audi que vamos seguir caminhos diferentes a partir daqui. Não vamos continuar correndo juntos na Fórmula E mais e nossa cooperação acabou".
"Essa é uma dor que nunca havia sentido antes na minha vida. No final, há apenas uma coisa a dizer: nós erramos na vida, e eu sinto que cheguei ao fundo do poço. Mas vou me recuperar".
Abt encerrou o vídeo pedindo desculpas à sua família, amigos, Audi, F-E e a UNICEF.
GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E
VÍDEO: Sainz está no nível da Ferrari? O espanhol pode dar certo?
PODCAST: Emerson Fittipaldi abre o jogo sobre F1, Copersucar e George Harrison
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.