Corrida brasileira na Fórmula E deve substituir ePrix de Santiago
Rio de Janeiro e São Paulo estariam na briga para receber categoria de carros elétricos já na próxima temporada
O futuro da Fórmula E na América do Sul deve mudar. O Motorsport.com apurou que o Chile não deverá figurar no calendário 2020-2021 da categoria de carros elétricos, mas o campeonato deseja manter uma presença na América do Sul, com o Rio de Janeiro – em um evento que Nelsinho Piquet está focado na organização – sendo o principal candidato para uma nova corrida no continente.
A América do Sul é um território essencial para a Fórmula E, devido ao seu grande mercado automotivo, sua herança do esporte a motor e às oportunidades que se oferece para promover os benefícios da mobilidade elétrica nas cidades congestionadas.
Segundo fontes, o ePrix de Santiago de 2020 será a corrida final que a F-E realizará como parte de seu atual contrato com a cidade, que está no calendário desde 2017. As eleições - dominadas por protestos pelo aumento do preço do metrô - devem ocorrer após anúncio do novo calendário.
GALERIA: Veja os carros e pilotos da temporada da Fórmula E
Mesmo que um novo acordo de Santiago possa ser feito com o futuro governo, isso não acontecerá a tempo de uma quarta corrida em 2021. Mas a F-E está ansiosa para ter duas corridas na América Latina, com uma rodada sul-americana em parceria com o evento na Cidade do México.
O Motorport.com entende que Rio e São Paulo estão na disputa para substituir Santiago no calendário 2020-2021, com o primeiro sendo a opção mais provável para a próxima temporada.
Ambas as cidades já apareceram nos calendários anteriores da F-E - Rio em 2014-2015 e São Paulo em 2017-18 - antes de sair da lista.
A saga brasileira na Fórmula E
O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano no atual campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.